Dia dos Namorados 2023: omnicanalidade proporciona mais experiência e consumidor pode comprar de maneira personalizada Bruno Mello 5 de junho de 2023

Dia dos Namorados 2023: omnicanalidade proporciona mais experiência e consumidor pode comprar de maneira personalizada

         

Varejistas que operam de forma integrada possibilitam uma jornada de compra completa aos clientes

Dia dos Namorados 2023: omnicanalidade proporciona mais experiência e consumidor pode comprar de maneira personalizada
Publicidade

Diante de todas as mudanças tecnológicas dos últimos tempos, o comportamento do consumidor também evoluiu. A experiência do phygital proporciona experiências do presencial no varejo online, o que facilita a rotina daqueles que não conseguem ir até uma loja física. Para este Dia dos Namorados, o cenário das vendas está bem positivo.

Segundo o estudo da Neotrust, o número de vendas digitais na data em 2022 cresceu 9,8%, comparando com 2021. No período de 28 de maio a 11 de junho, foram realizadas 15,4 milhões de compras online, com um faturamento de R$6,5 bilhões, o que representou um aumento de 0,3% em relação a 2021.

A chamada omnicanalidade é a principal estratégia de integração, pois possibilita uma experiência funcional e facilitada ao consumidor, uma vez que fornece mais variedades de produtos e opções de consumo de modo personalizado. “Um dos principais objetivos das vendas omnichannel é fazer com que não haja diferença entre a compra online ou presencial, além de possibilitar a experiência de realizar a compra de onde e quando desejar, sem restrição de horário ou lugar.

Outro ponto que vale destacar é que a omnicanalidade faz com que o cliente fique sempre satisfeito, pois se o produto não está disponível na loja, é possível que a compra seja feita e retirada em outra unidade ou até mesmo que ele receba o produto em casa”, comenta Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão empresarial voltado às grandes operações franqueadoras do varejo de moda.

Outro facilitador da experiência omnichannel para os consumidores é a chegada do 5G. “Com a quinta geração da internet móvel, as vendas foram impactadas de forma positiva. Clientes que preferem realizar suas compras na palma da mão têm mais velocidade, pressionando o varejo a investir na conexão com o digital”, comenta o executivo.

Publicidade

O 5G, que é cerca de 20 vezes mais rápido que o 4G, já está disponível em todas as capitais do país, mas deve chegar a todas as cidades brasileiras até 2030. A omnicanalidade é, atualmente, o fator mais atrativo de compras para os consumidores. Unir, por meio de uma experiência de compra integrada, o que acontece no mundo digital com o mundo físico atrai mais clientes pela funcionalidade da compra.

De acordo com um estudo divulgado pela Track.co, 63,3% dos negócios estão, cada vez mais, preocupados com a reputação dos seus serviços. “A estratégia omnichannel ajuda, sem dúvidas, a construir, por meio dos canais digitais, uma relação do consumidor com a marca. Se sua empresa consegue cativar o cliente ao estar por dentro das maiores tendências do mercado, como mesclar o meio físico e digital, a imagem do seu negócio será positiva”, finaliza Juliano.

Leia também: Itens de vestuário devem movimentar a compra de presentes para o Dia dos Namorados


Publicidade