O varejo vem mostrando que está cada vez mais pronto para receber as novidades tecnológicas. Durante o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023, foi falado sobre a adesão às novas tecnologias e se de fato trazia o resultado esperado. Para a Sankhya, provedora de softwares de gestão empresarial (ERP), o crescimento é certo quando feito da maneira correta.

De acordo com dados levantados pela ABAD – associação brasileira de atacadistas e distribuidores de produtos industrializados na pesquisa de 2022, o crescimento nominal do setor foi de 7,1%, enquanto os clientes Sankhya cresceram em média 24%. A Sankhya está trabalhando em uma estratégia e pretende trazer para o segmento de supermercado essa mesma eficiência.

A empresa divulga na feira uma integração com o ChatGPT (em fase piloto), que permitirá que varejistas, atacadistas e distribuidores de toda cadeia tenham suporte de IA para análise de dados. Com essa inovação, a análise de dados que já trazia eficiência, ficará mais poderosa ao gerar, com mais rapidez, gráficos e insights valiosos que auxiliam os executivos na tomada de decisões.

Entre os destaques que a marca traz para a feira estão totem interativo, demonstração do raio-x da jornada do cliente na solução, gravação de quatro episódios de podcasts com o Salvo – o mestre do ERP. Além disso, terá um jantar no renomado restaurante do chef Henrique Fogaça, junto com o embaixador da marca: o ex-jogador e treinador de vôlei, Bernadinho e também, sorteios de Alexas, distribuição de canecas e chopp em seu estande.

Confira o bate-papo com Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing da Sankhya.

Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing da Sankhya

Mundo do Marketing – Quais são as novas tecnologias ERP implementadas ao varejo?

Rodrigo Ribeiro: No ponto de vista de mercado, a Sankhya está fazendo uma integração com o ChatGPT, essa integração vai permitir que o varejista, atacadista ou distribuidor( toda cadeia do varejo), possam ter suporte de IA para análise de dados dela. Ou seja, uma análise que já era boa, que gera gráficos e etc ficará melhor ainda com o apoio da ferramenta e com o suporte de sua inteligência de dados – isso facilitará que o varejista, inclusive, melhore sua tomada de decisão.

Mundo do Marketing – Quais são as novidades da Sankhya para esse ano na Apas Show?

Rodrigo Ribeiro: Do ponto de vista da feira, estamos com um estande de quase 140 m², com diversas ações tecnológicas de grande interatividade, que vão desde um painel interativo que faz um raio x de toda a jornada de um cliente que adere a nossa solução, passando por outras 8 telas de led interativas. Para atrair ainda mais clientes organizamos sorteios diários de Alexas para os clientes que nos visitarem além de um saboroso happy hour.

E no final da noite de quarta, um pequeno grupo de clientes, terá a oportunidade de jantar na companhia do super campeão do vôlei, Bernardinho, em uma experiência que promete unir alguns dos maiores empresários da feira.

Mundo do Marketing – Na sua opinião, o que deve impactar o setor esse ano e que os supermercadistas não podem deixar de investir?

Rodrigo Ribeiro: Sobre tendência, há uma profunda necessidade de investimento em dados, esse setor já investe bastante, mas não de forma uniforme e os dados são importantes para o sucesso do setor. Uma outra tendência que os grandes players já estão utilizando e que os menores devem correr mais atrás é a questão da ‘omnichalidade’. Ou seja, eles precisam ser um omnichannel, precisam fazer suas vendas pelo celular, WhatsApp, no site, no caixa tradicional e, mais do que isso – é preciso ser uma experiência única e positiva.

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