Apple alcança faixa de US$1 trilhão em valor de marca Bruno Mello 13 de junho de 2024

Apple alcança faixa de US$1 trilhão em valor de marca

         

Most Valuable Global Brands 2024, da Kantar BrandZ, elogiou a resiliência da marca, um diferencial para enfrentar as condições do mercado

Apple alcança faixa de US$1 trilhão em valor de marca
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Marca mais valiosa do mundo pelo terceiro ano consecutivo, a Apple cresceu 15% em valor de marca e chegou a casa de US$1,01 trilhão, de acordo com o relatório Most Valuable Global Brands 2024, da Kantar BrandZ. O crescimento concede à empresa fundada por Steve Jobs o título de primeira empresa a atravessar o portal do trilhão nesta avaliação.

Segundo Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ, a marca atesta a resiliência da Apple diante das condições desafiadoras de mercado. Na opinião do executivo, a empresa conseguiu justificar a prática de preços premium e provar que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global.

Curiosamente, a Apple registrou o menor crescimento entre as cinco primeiras colocadas no ranking da Kantar. São elas: Google (US$753,4 bilhões – +30%), Microsoft (US$712,8 bilhões – +42%), Amazon (US$576,6 bilhões – +23%) e McDonald’s (US$221,9 bilhões – +16%). Entre as dez marcas mais valiosas, o maior salto foi o da NVIDIA, que registrou um aumento de 178% no brand value e alcançou US$201,8 bilhões.

Outros destaques 

Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões – 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões – 14º). As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria.

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Após um ano de ausência, o Facebook voltou ao Top 10. O valor da marca de Mark Zuckerberg chegou a US$166,7 bilhões, reflexo de um crescimento estimado em 79%. Já a empresa de tecnologia Oracle estreou no Top 10 com US$145,4 bilhões e um crescimento anual de 58%.

Décima colocada no ranking geral, a Tencent foi a única empresa a registrar um decréscimo no valor de marca: -4%, um regresso que levou o valor da marca de volta à casa dos US$135,2 bilhões.

No setor de mídia e entretenimento, a Netflix registrou um aumento de 51% no valor da marca e pulou do 6º para o 4º lugar no ranking da categoria para o 4º. A Kantar atribui o crescimento a uma expansão sem precedentes de assinantes, bem como a repressão ao compartilhamento de senhas.

Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil, avalia que as marcas que investiram em IA obtiveram ganhos notáveis ​​ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente, mas reforça que o Marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações ou preços inteligentes.

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