Apple, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas do mundo, aponta Kantar Bruno Mello 16 de junho de 2023

Apple, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas do mundo, aponta Kantar

         

Marcas de tecnologia foram, mais uma vez, as mais representadas no Top 100; Apple ocupa a primeira posição pelo segundo ano consecutivo

Kantar Brandz divulga ranking de marcas mais valiosas do mundo
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Pelo segundo ano consecutivo, a Apple ocupa a primeira posição no ranking das marcas mais valiosas do mundo, divulgado no Relatório Most Valuable Global Brands 2023, da Kantar BrandZ, que avalia o valor das 100 principais marcas do mundo.

Com uma valoração de marca de 880.455 bilhões de dólares, o fruto de Steve Jobs provou ser resiliente diante das condições de mercado desafiadoras, justificando os preços premium com percepções positivas e provando que marcas significativas, diferentes e destacadas são as que estão mais bem posicionadas para resistir à turbulência econômica global.

Completam o Top 3 Google e Microsoft. No mesmo barco da trinca campeã, as marcas de tecnologia foram, mais uma vez, as mais representadas no Top 100, sendo que algumas delas, como a Sony (99ª), retornaram à lista neste ano.

Receitas para o sucesso 

O relatório da Kantar aponta que as marcas que melhoraram sua capacidade de justificar um preço mais alto do que o dos concorrentes, com base na força de seu capital com os consumidores, cresceram a uma taxa duas vezes maior, acrescentando 67% ao valor de sua marca nos últimos quatro anos.

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A Pepsi seguiu essa receita. Representada por publicidade excepcional, a marca aumentou seu posicionamento de preço premium nos Estados Unidos e aumentou o próprio valor de marca em 17% em relação a 2022, atingindo um valor total de 18,8 bilhões de dólares. O feito trouxe a Pepsi de volta ao ranking global, na 91ª posição.

Impulsionando a categoria de Fast Food, o Burger King, reduziu o tempo no drive-thru com a simplificação do cardápio e painéis digitais e investiu mais intensamente na comunicação da marca. Por seus esforços, a marca foi recompensada com um valor de 7,7 bilhões de dólares em 2023, um aumento de 8% em relação ao ano passado.

Finalmente, as marcas de luxo mantiveram seu apelo mesmo com aumentos constantes e incrementais de preços. A Louis Vuitton ocupa uma nobre posição no Top 10 global, subindo duas posições para a 8ª posição, com um valor de marca de 124,8 bilhões de dólares.

A boa performance geral da categoria destaca o trabalho que as marcas de luxo estão fazendo para alavancar seus ativos diferenciados a fim de gerar maior demanda e poder de precificação, apesar dos desafios econômicos.

Para Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ, os resultados deste ano mostram claramente que, mesmo no atual ambiente macroeconômico, ainda é possível encontrar crescimento em qualquer categoria e território com a estratégia certa, focada em estabelecer e manter vínculos fortes com os consumidores.

Top 10 das marcas globais mais valiosas da Kantar BrandZ em 2023 

1 – Apple (US$ 880.445 bilhões)

2 – Google (US$ 577 bilhões)

3 – Microsoft (US$ 501.856 bilhões)

4 – Amazon (US$ 468.737 bilhões)

5 – McDonald’s (US$ 191.109 bilhões)

6 – Visa (US$ 169.092 bilhões)

7 – Tencent (US$ 141.020 bilhões)

8 – Louis Vuitton (US$ 124.822 bilhões)

9 – Mastercard (US$ 110.631 bilhões)

10 – Coca-Cola (US$ 106.109 bilhões)

Valor de marca 

Afinal, você conhece o valor da sua marca? Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Eduardo Chaves, Diretor Geral da Brand Finance no Brasil, destacou pontos importantes para a avaliação e a geração de força de marca, e ofereceu insights detalhados sobre os pontos principais de cada força de valor.

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Clube Mundo do Marketing


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