95% das PMEs brasileiras reportam sucesso em estratégias publicitárias Bruno Mello 11 de julho de 2024

95% das PMEs brasileiras reportam sucesso em estratégias publicitárias

         

Com efeito, 64% das unidades analisadas pela Amazon Ads aumentaram o investimento em publicidade em 2023. Ascensão da IA deve contribuir ainda mais para o cenário

95% das PMEs brasileiras reportam sucesso em estratégias publicitárias
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A força da publicidade tem alavancado pequenas e médias empresas nacionais a bons números em termos de aquisição de novos clientes. 95% das PMEs do país reportaram estratégias publicitárias bem-sucedidas neste sentido, conforme aponta uma pesquisa conduzida pela Amazon Ads.

88% das empresas analisadas durante o estudo conseguiram expandir os negócios no Brasil através das supracitadas estratégias, enquanto 60% registraram expansões significativas em negócios internacionais nos últimos 12 meses.

Inspiradas pelos bons números, 64% das PMEs nacionais aumentaram os gastos com publicidade em 2023. A principal justificativa para o investimento é melhorar o conhecimento da marca pelo cliente, uma prioridade para 54% das organizações participantes.

As mídias sociais aparecem como o canal mais relevante para a veiculação de publicidade. 86% das PMEs participantes afirmaram distribuir estratégias entre as principais plataformas. Display (53%) e pesquisa (35%) também foram citados como canais relevantes.

Desafios comuns

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44% das empresas participantes afirmaram que o seu maior desafio com a publicidade é saber onde concentrar os seus investimentos para atingir os seus objetivos, enquanto mais de um quarto (28%) afirmou não ter certeza sobre como medir a performance das campanhas.

Outros 35% elegeram a criação de conteúdos atraentes como o maior percalço para a execução de estratégias publicitárias bem-sucedidas. Adicionalmente, 17% das pequenas e médias empresas brasileiras atualmente não investem em nenhum tipo de publicidade.

Quando questionadas sobre por que não estão anunciando atualmente, a resposta mais comum foi o custo do investimento, considerado muito caro por 34% dos entrevistados. 28% disseram não ter observado um retorno sobre investimentos (ROI) anteriores.

Para Ludovic de Valon, diretor de Marketing global para pequenas e médias empresas da Amazon Ads, os desafios citados pelos entrevistados devem ser aliviados pelo aparato da tecnologia. Ele ressalta que ferramentas como a Inteligência Artificial estão democratizando a capacidade de anunciar em grande escala e permitindo que as pequenas empresas criem conteúdo atraente para alcançar audiências relevantes no lugar e na hora certos.

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