89% dos brasileiros concordam que a IA pode aumentar a criatividade Bruno Mello 15 de junho de 2023

89% dos brasileiros concordam que a IA pode aumentar a criatividade

         

Levantamento mostra como os brasileiros se relacionam com a comunicação visual

89% dos brasileiros concordam que a IA pode aumentar a criatividade
Publicidade

Hoje em dia, o exercício da criatividade é praticamente impensável sem o uso da tecnologia, tanto em projetos pessoais como no trabalho. 88% dos brasileiros acham importante que ferramentas e aplicativos de edição sejam fáceis de usar e 89% julgam importante que essas ferramentas e aplicativos ajudem a produzir conteúdo atraente e de qualidade, segundo estudo do Canva com Ipsos.

O levantamento mostra como os brasileiros se relacionam com a comunicação visual. É possível inferir a partir desses dados que ferramentas de edição fáceis de usar e capazes de produzir designs bonitos poderiam ajudar a estimular a criatividade dos brasileiros.

O estudo foi feito com 1.000 brasileiros entre 18 e 57 anos de todas as regiões do Brasil – e também traz dados para México, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. Uma das conclusões do estudo é que 91% dos brasileiros acreditam que o design pode contribuir para mudanças na sociedade. Essa conclusão mostra a importância do design na vida da maioria dos brasileiros.

De acordo com o estudo, 84% dos brasileiros acreditam que o design é importante no seu dia a dia – enquanto 76% se consideram pessoas criativas, 66% se sentem confiantes sobre as suas habilidades de design e 95% estão interessados em melhorar as suas habilidades de design.

A importância da colaboração, principalmente num contexto de ambiente de trabalho, também foi abordada – 87% acham importante que as ferramentas colaborativas permitam que as equipes trabalhem juntas num mesmo projeto. Muito se fala atualmente sobre a colaboração como chave para a inovação, resolução de problemas e tomada de decisões numa empresa – por isso, é tão importante que as ferramentas de design sejam colaborativas.

Publicidade

Como os brasileiros usam a comunicação visual

Quando perguntados sobre quais são os principais motivos pelos quais já criaram um design, 50% dos brasileiros responderam que para editar fotos, 47% para criar posts para as redes sociais, 42% para criar apresentações e 40% para criar materiais impressos.

Já quando perguntados sobre quando usaram o design para criar impacto, 39% dos brasileiros disseram que para aprimorar os próprios perfis nas redes sociais, 38% para fazer algo autoral, como um presente personalizado, 37% para criar uma identidade visual para uma marca e 36% para melhorar o próprio aprendizado. Quase todos os brasileiros, 97%, concordam que usar recursos visuais para se comunicar é mais eficaz que usar texto – assim dizendo, que uma imagem vale mais que mil palavras.

Tendências de design e tecnologia

Temas altamente abordados hoje, como a inteligência artificial (IA), que está em dez entre dez listas de tendências atuais, também apareceram no estudo – 78% dos brasileiros estão interessados em experimentar recursos de IA em plataformas de edição e 89% concordam que a IA pode aumentar a criatividade.

Sobre as redes sociais, 89% concordam que o uso de redes sociais com base visual aumenta o desejo de se comunicar usando recursos visuais. Já sobre o futuro do design, 90% concordam que todos poderão usar ferramentas de design sem precisar de habilidades especiais – como já acontece com ferramentas como o Canva.

Design para educação e negócios

Outro tema abordado pelo estudo foi como os recursos visuais ajudam na retenção da informação durante o aprendizado – 85% dos brasileiros acham importante receber informações em formato visual quando aprendem algo novo. Além disso, 90% acreditam que o design deve ser ensinado como disciplina no ensino fundamental e/ou superior, como já acontece em alguns cursos como Jornalismo.

Do ponto de vista de negócios, quando perguntados em que principais situações uma forte comunicação visual pode ser útil, 64% dos brasileiros responderam que para apresentar ideias ou planos para um cliente, 62% para apresentar ideias de maneira eficiente numa reunião interna e 61% para melhorar a comunicação entre os membros da equipe. Além disso, 92% dos brasileiros concordam que a identidade visual de uma marca já os influenciou em uma decisão de compra.

Leia também: Da dificuldade ao sucesso: como a pandemia contribuiu para o rebranding do Grupo Cogna


Publicidade
Amazon Prime Day