4 benefícios da Inteligência Artificial para a segurança digital Bruno Mello 16 de janeiro de 2024

4 benefícios da Inteligência Artificial para a segurança digital

         

Treinamento de ferramentas de IA contribuem para a construção de um ambiente digital mais sadio e para a desconstrução dos receios que acompanham a tecnologia

4 benefícios da Inteligência Artificial para a segurança digital
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Em 2023, o valor transacionado em ferramentas pagas que utilizam Inteligência Artificial (IA) aumentou 322% no Brasil, enquanto os gastos na área expandiram 120% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os números, publicados em uma pesquisa do Itaú Unibanco, engrossam uma lista de dados e projeções que confirmam a franca expansão da IA pelos próximos anos.

Este crescimento, no entanto, ainda precisa ultrapassar algumas barreiras impostas pela  desconfiança dos usuários, principalmente no que diz respeito ao uso de dados pessoais para alimentar as máquinas de IA. Em 2023, 81% dos entrevistados para uma pesquisa conduzida pela DigiCert se disseram preocupados com os riscos de segurança associados ao ChatGPT e à IA generativa.

Pensando nisso, a DigiCert elencou quatro maneiras pelas quais a Inteligência Artificial pode ajudar a transformar a segurança cibernética com respostas mais eficazes, precisas e rápidas e contribuir para um ambiente digital mais seguro.

Reconhecimento de padrões para reduzir falsos positivos

A IA se prova uma excelente ferramenta para o reconhecimento de padrões, o que possibilita a detecção e retornos analíticos de comportamento ao detectar ameaças em tempo real. Em 2022, um estudo do Ponemon Institute revelou que as organizações que utilizam sistemas de detecção de intrusão baseados em IA experimentaram uma redução de 43% nos falsos positivos, permitindo que as equipes de segurança se concentrassem em ameaças genuínas. Além disso, foi demonstrado que as soluções de segurança de e-mail baseadas em IA reduzem os falsos positivos em até 70%.

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Permita a escala melhorando as capacidades humanas

A Inteligência Artificial pode ser usada para melhorar as capacidades humanas, fornecer um tempo de resposta mais rápido e oferecer escalabilidade. A única limitação à escala será a disponibilidade de dados. Além disso, os chatbots de IA podem ser usados como assistentes virtuais para oferecer suporte de segurança e aliviar parte da carga dos agentes humanos.

Acelerar a resposta e a recuperação de incidentes

Ferramentas de IA podem automatizar ações e tarefas de rotina com base em treinamentos anteriores e na coleta de dados multiponto, oferecer tempos de resposta mais rápidos e lacunas de detecção reduzidas. A IA também pode automatizar relatórios, oferecendo insights por meio de consultas em linguagem natural, simplificando sistemas de segurança e fornecendo recomendações para aprimorar futuras estratégias de segurança cibernética.

Treinamento de phishing em sandbox

Finalmente, a IA generativa pode criar cenários de phishing (tentativas de fraude digital que tem por intuito roubar dados confidenciais dos alvos) realistas para treinamento prático em segurança cibernética, promovendo uma cultura de vigilância entre os funcionários e preparando-os para as ameaças do mundo real.

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