Whatsapp é o meio preferido de 26% dos brasileiros para receber lembretes de renovações de assinaturas Bruno Mello 3 de fevereiro de 2023

Whatsapp é o meio preferido de 26% dos brasileiros para receber lembretes de renovações de assinaturas

         

Além do app, redes sociais são as preferidas de 52% para acompanhar lançamentos de produtos

Publicidade

Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%. Apenas no Brasil essa margem chegou a 70,2%, no Chile atingiu 82,30%. À medida que a transição para a rede 5G ganha impulso na região, uma urgência crescente se estabelece nas empresas: acelerar a transformação digital para acompanhar as necessidades do consumidor moderno, conforme a pesquisa “Customer Engagement Benchmarks – 2022”, conduzida pela MoEngage, plataforma de engajamento com insights gerados por Inteligência Artificial.

A martech analisou mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações com compradores no mundo e, para entender o cenário do consumidor latino-americano, apresenta o recorte para o Brasil e Chile.

Para mais da metade dos brasileiros, receber informações sobre lançamentos de produtos via redes sociais está no topo:

– 52% dos brasileiros querem receber os alertas via Redes Sociais (Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit);

– 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail;

– 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites;

– 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes;

– 6% gostam de receber notificações via Push;

– 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS.

No Chile, os alertas via Redes sociais também está no topo, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%); notificações via Push (6,40%); SMS (5,6%) e Whatsapp ou Facebook (3,20%).

Entrega dos seus pedidos

O trio de mensageria preferido pelos consumidores para receber avisos sobre os envios de seus pedidos é formado por E-mail, com 31,6% das preferências; o WhatsApp, canal com grande aderência no Brasil, é representado por 22,8%; e notificações via Push, com 18,4%. Os demais citados são: SMS (14,4%) e as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (12,8%).

Para os chilenos, o trio muda, mas acompanhar os status de seus pedidos por E-mail também está no comando para 38%. Diferentemente do que acontece no Brasil, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website são preferíveis por 18,4%, e em terceiro lugar as notificações via Push (16%).

Lembretes sobre assinaturas e renovações

Para serem informados sobre o momento de renovar assinaturas, a tríade e-mail x whatsapp x push novamente está no TOP 3: 28,8% dos brasileiros preferem as comunicações por E-mail, enquanto Whatsapp ou Facebook representam 26% e as notificações via Push, 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas.

Para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por E-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%.

Os consumidores desejam se sentir exclusivos. Quando as marcas oferecem experiências personalizadas, surgem melhores resultados e maior engajamento. Para atingir estes objetivos e se aproximar dos compradores, a MoEngage dá algumas dicas:

– Reúna informações sobre as preferências de seus consumidores
Informações primárias como padrões de navegação ou histórico de compras são úteis para saber o que seus compradores gostam, seus interesses, o que desejam e com qual frequência precisam ser impactados.

– Faça uma segmentação de interesses e comunique
Crie uma segmentação de consumidores de acordo com afinidades apresentadas anteriormente. Sempre que houver um novo produto em uma categoria de interesse deste comprador, envie um comunicado personalizado, priorizando e respeitando os canais de interesse deste usuário e a frequência.  

– Envie alertas de texto com base no comportamento do consumidor
Em compras por impulso, os consumidores nem sempre se lembram do que pediram. Atualizações regulares sobre o status de pedidos e entregas também tendem a reduzir o número de solicitações de códigos de rastreio ou cancelamentos, pois os compradores não são pegos de surpresa;

Configure campanhas automatizadas para enviar alertas de texto em massa com um link confirmando a compra para aqueles consumidores que acabaram de fazer pedidos. 24 horas após a realização do pedido, envie um novo comunicado com o link para que ele acompanhe e rastreie o status de envio/entrega.  

– Aumente as principais métricas de e-mail aprendendo o melhor momento para envio de mensagens
Apareça nas caixas de entrada de e-mail. Entenda o comportamento do seu consumidor e aborde-o antes de ir para a academia, no elevador, depois de entrar no táxi entre outros hábitos identificados. Você pode reservar esse tempo para enviar recomendações de produtos e criar oportunidades upsell;

A Inteligência Artificial pode ser usada para monitorar métricas como as taxas de abertura, cliques e conversão. A partir disso, é possível agendar automaticamente as suas campanhas mais importantes para o momento e gerar um fluxo de engajamento com o consumidor.      

Quer saber mais e ficar ligado em todas a novidades do Mundo do Marketing, participe da nossa Comunidade também. Click aqui!

Leia também: Crescimento do Instagram contribui para o relacionamento entre marcas e clientes


Publicidade