Para os amantes de música, o lançamento do Spotify Wrapped é um dos momentos de maior expectativa na reta final do ano. A famosa retrospectiva anual, que nunca falha em render memes e discussões na internet, permite aos usuários recordar as músicas e artistas mais ouvidos ao longo do ano, e em 2023, a plataforma introduziu mudanças significativas à lojinha de produtos oficiais alimentada pelos artistas prediletos de cada usuário.

A primeira destas mudanças foi pensada para tornar mais visíveis as ofertas de produtos e ingressos dos artistas destacados, aumentando os pontos de contato com estes ativos durante a exibição do Wrapped aos fãs. Adicionalmente, os usuários receberão ofertas personalizadas de seus principais artistas quando abrirem o Wrapped, que continuarão a ser veiculadas por meio de mensagens no aplicativo e e-mails após o lançamento do Wrapped.

Para dar aos artistas mais controle sobre os lucros obtidos, o Spotify possibilitou que artistas nos Estados Unidos e no Canadá estabeleçam os descontos aplicáveis aos produtos destacados pelo Wrapped – outra novidade desta edição. Segundo Rob Fink, Diretor Associado do Spotify para o Brand Marketing de Artistas, o intuito da lojinha é oferecer aos artistas uma plataforma tanto para a conexão e interação com seus fãs mais fiéis, quanto para o ganho de lucros adicionais com as vendas intermediadas pelo Spotify.

Fink ressalta que dar este controle aos artistas permite que eles entreguem aos fãs algo especial, a recompensa de poder adquirir produtos de seus ídolos com descontos significativos, conquistados por sua dedicação em se tornar um ouvinte assíduo.

Disponível no Spotify Mobile, a lojinha destaca diversos produtos como CDs, DVDs, patches e itens de vestuário, organizando-os em “prateleiras virtuais” navegáveis que direcionarão os usuários às lojas mantidas pelos artistas para a finalização da compra em apenas três cliques.

Leia também: Spotify celebra a redescoberta do poder do áudio pelas marcas

Clube Mundo do Marketing