Rebranding polêmico transforma escuderia AlphaTauri em Visa Cash App RB Bruno Mello 24 de janeiro de 2024

Rebranding polêmico transforma escuderia AlphaTauri em Visa Cash App RB

         

Fãs desaprovam as mudanças no naming right e pedem o retorno da marca Scuderia Toro Rosso, nome da equipe entre 2006 e 2019

Rebranding polêmico transforma escuderia AlphaTauri em Visa Cash App RB
Publicidade

Visa Cash App RB. Este será o novo nome da AlphaTauri na temporada 2024 da Fórmula 1. Italiana de nascimento, a escuderia é afiliada da austríaca Red Bull Racing (RBR) – mencionada na nova alcunha do time junior com a sigla RB.

Segundo Peter Bayer, diretor executivo da equipe, a mudança permitirá que Faenza – cidade natal da Visa Cash App RB – entre em uma nova era no esporte, se mantendo fiel às suas raízes como um celeiro de talentos e com o apoio de um aporte financeiro que permitirá a busca pelo topo da F1. Ao longo dos anos, membros da alta cúpula da equipe italiana se queixaram do mau desempenho financeiro do projeto AlphaTauri.

O novo acordo foi descrito pela Red Bull como o maior investimento da Visa em um esporte global nos últimos 15 anos. Confirmada para “muitos anos”, a parceria poderá ser vista de maneira discreta nos carros da RBR. Já nos carros da VCARB, sigla definida pelo rebranding – a identidade visual inspirada pela Visa deverá ser predominante. O novo carro será revelado ao público no dia 8 de fevereiro durante o lançamento em Las Vegas, Estados Unidos.

Passado e presente

O jogo de palavras entre a Red Bull e sua afiliada perdura há quase 20 anos. Em 2006, a equipe foi criada com a alcunha Scuderia Toro Rosso – Red Bull, em italiano. A identidade foi mantida até 2020, quando a equipe passou pelo rebranding que lhe vestiu – literalmente – com a roupagem da AlphaTauri.

A citada mudança visava promover o braço de moda da Red Bull no universo automotivo. Os esforços incluíram, além das pinturas personalizadas com a logo da empresa, a exposição dos pilotos que passaram por ambas as escuderias durante o período como garotos-propaganda nas campanhas da marca.

Apesar do fraco desempenho nas pistas, a AlphaTauri gozava da simpatia de boa parte dos fãs da modalidade. Em função disso, o rebranding repentino, sobretudo o novo nome dado à equipe, desagradou a muitos. No Instagram, os posts feitos sob a alcunha Visa Cash App RB F1 Team acumulam críticas e comentários contrários à mudança.

Comentários como “o diretor de Marketing precisa ser demitido”, “Isso mata a essência da Fórmula 1”. “Pior nome da história do esporte” podem ser facilmente encontrados nos três posts feitos pela nova página até aqui. Em meio às críticas, repetem-se questões como “como devemos chamá-los agora” e propostas – ou apelos – para que a equipe reconsidere as mudanças e volte a se chamar Scuderia Toro Rosso.

Leia também: Rebranding ou reset? Eis o X da questão

Jaime Troiano - Clube Mundo do Marketing


Publicidade