Presencial, híbrido e home office: a transformação do trabalho pós-pandemia Bruno Mello 30 de março de 2023

Presencial, híbrido e home office: a transformação do trabalho pós-pandemia

         

Pesquisa Marketing em Foco mapeou vagas destinadas aos postos de trabalho 100% remotos e aos híbridos

Publicidade

Os anos de pandemia transformaram a rotina e as relações de trabalho no Brasil. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022, 33% das empresas no país adotaram o home office, modelo remoto em que os funcionários podem trabalhar de casa. O número representa um aumento de 26% em comparação ao período pré-pandemia.

Se aprofundando nesse ambiente cada vez mais popular, a pesquisa “Marketing em Foco”, conduzida pela Cortex em parceria com o Mundo do Marketing, mapeou oportunidades de trabalho remoto oferecidas pelos principais portais de emprego do país.

Considerada uma tendência, a modalidade de trabalho à distância abrange 6.347 vagas – 12% do total de vagas disponíveis nos portais verificados. Outra opção para os profissionais que desejam embarcar na experiência de trabalho online são os postos híbridos, que mesclam dias de trabalho remoto e dias de atividade presencial.

Nos portais consultados, foram encontradas 2.249 vagas para postos no modelo híbrido, número que representa apenas 4% do total de vagas. Chama a atenção, também, o baixíssimo número de vagas abertas para Pessoas com Deficiência (PCD) – apenas 965 vagas foram encontradas, ou 1,8% do total de vagas.

Acesse ao bate-papo com a Cortex no Clube Mundo do Marketing. Clique aqui para acessar:

Publicidade

Leia também: Raio X do mercado de Marketing e Comunicação no Brasil


Publicidade