Plano da Granado é mais que dobrar produção até 2030 Bruno Mello 19 de setembro de 2022

Plano da Granado é mais que dobrar produção até 2030

         

Em oito anos, empresa espera sair de 204 milhões de unidades de produtos para 450 milhões vendidos

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De Japeri para o mundo. É de uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes na região metropolitana do Rio de Janeiro que a Granado espera mais do que dobrar a sua produção até 2030. A fábrica da empresa localizada na baixada fluminense começou a operar em 2014 e de lá para cá vem experimentando um crescimento em volume de mais de 10% ao ano.

Na planta localizada em um terreno de 400 mil metros quadrados, o equivalente a 500 campos de futebol, são produzidos todos os produtos da companhia, divididos em cinco módulos de produção: linha farma, que envolve o famoso Polvilho Antisséptico Granado e até supositórios, Cosméticos, Velas e Kits Promocionais feitos à mão, Perfumes, que estão fazendo sucesso até na frança, e Saboaria. O terreno abriga também um centro de distribuição que recebe até 25 caminhões por dia da fábrica.

Para dar conta dessa produção, mil pessoas trabalham em quatro turnos em um ritmo que ainda pode ser maior – daí a possibilidade de aumentar a produção, sem contar, também, a ampliação da fábrica. De todos os módulos, o que conta com maior automação é a linha que produz os sabonetes e shampoos para bebês. “Eles são o carro-chefe da marca”, aponta Rodrigo Monteiro, Gerente da fábrica.

As demais linhas possuem uma flexibilidade no final de sua produção, com empacotamento manual por três motivos. O primeiro, porque o volume não justifica o investimento em um equipamento que pode chegar a um milhão de reais. O segundo, “é culpa do Marketing”, brinca Monteiro. “Aqui nós testamos embalagens e produtos que o Marketing ‘inventa’”, justifica.

O terceiro motivo também caiu na conta do Marketing. Com 25% do seu faturamento vindo de suas 83 lojas próprias espalhadas pelo Brasil mais as do exterior, são produzidos muitos kits vendidos exclusivamente nestes pontos de venda e com edições limitadas para datas sazonais como Natal, dia das mães e até Páscoa.

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Com isso, cada kit demanda uma personalização diferente. São embalagens especiais, produtos diferentes e com tamanhos variados. Por mês, eles podem administrar até 800 unidades de produtos (SKUs) e 1,5 mil embalagens para dar conta do aumento da produção.

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