De todas as previsões chegando no final do ano, talvez a mais esperada seja a Cor do Ano da Pantone – considerada a principal autoridade global em cores em vários setores. A escolha da empresa para ser a cor do ano de 2024 foi o Peach Fuzz, um tonalidade laranja tipo sorvete, quase puxado para o pêssego. O tom doce e suave é muito diferente da cor do ano passado, Viva Magenta, um vermelho carmesim ousado e dramático.

No anúncio, a Pantone afirma que a cor é “um tom de pêssego suave, compassivo e nutritivo, que transmite uma bondade sincera”. Por causa do período repleto de turbulência e polêmica que o mundo está vivendo, a cor pastel aveludada é a resposta da marca a isso. A suavidade da sombra conota tranquilidade e esperança de um futuro mais atencioso e colaborativo.

Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, afirma: “Vemos um foco crescente na comunidade e nas pessoas em todo o mundo reestruturando a forma como querem viver e avaliando o que é importante – que é o conforto de estar perto daqueles que amamos. A cor é aquela cujo abraço caloroso e acolhedor transmite uma mensagem de compaixão e cuja sensibilidade acolhedora une as pessoas e enriquece a alma”.

Outro elemento que Peach Fuzz traz inesperadamente para a mesa é o tato – “fuzz” introduz um ângulo sensorial extra e joga com a qualidade “suave” que a cor comunica. “Tanto uma ideia quanto um sentimento, PANTONE 13-1023 Peach Fuzz desperta os sentidos para a presença reconfortante do tato e do calor envolvente”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

PANTONE 13-1023 Peach Fuzz

A escolha pela Peach Fuzz também marca o 25º aniversário do programa Pantone Color of the Year (em inglês, Cor Pantone do Ano), que foi realizado pela primeira vez em 1999.

Saiba mais: O impacto das cores na performance de campanhas publicitárias