O que os consumidores esperam encontrar na experiência de compra online Bruno Mello 13 de junho de 2023

O que os consumidores esperam encontrar na experiência de compra online

         

De melhores opções de frete a descontos para compras futuras, pesquisa CX Trends 2023 mostra como as empresas podem aprimorar a experiência do usuário

O que os consumidores esperam encontrar na experiência de compra online
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Como as empresas podem melhorar a experiência de compra online? Escutar o consumidor é um bom começo. Afinal, esta é a melhor forma de descobrir que 54% dos brasileiros desejam encontrar melhores opções de frete ao concluir as compras nas praças digitais, segundo indicam dados obtidos pela pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

O que mais querem os consumidores? Para 47% dos respondentes da pesquisa, tempos de entrega competitivos são um fator crucial para uma boa experiência de compra online, enquanto 46% destacaram a oferta de cupons de desconto para futuras aquisições.

Além disso, melhorar as fotos e descrições dos produtos no site ou aplicativo (35%), oferecer descontos em pagamentos por PIX ou WhatsApp (35%) e melhorar a navegação do site por smartphones (32%) também estão entre as ações que as empresas poderiam adotar para melhorar a jornada do consumidor.

A pesquisa aponta, também, que os consumidores valorizam experiências de compra online intuitivas, de fácil navegação. Neste sentido, 28% dos respondentes pediram que as empresas diminuam as etapas até a conclusão da compra dentro dos sites, e 27% solicitaram a redução da quantidade de informações pessoais requeridas no processo.

Em um contexto ditado pela dinamicidade do comportamento do consumidor, Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, avalia que, por vezes, as empresas brasileiras ainda não conseguem entregar boas experiências online, e destaca que, para isso, é fundamental entender quem é o cliente, conhecer seu histórico e compreender quais são os desejos dele.

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O CEO ressalta, também, a existência de um bom nível de maturidade por parte dos consumidores em relação à própria experiência. Para Ricco, isso impõe às empresas a necessidade de se atualizarem e se adaptarem às mudanças tecnológicas a fim de se tornarem aptas a utilizar as ferramentas digitais disponíveis para gerenciar o negócio de forma mais eficiente e estratégica.

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