O que a InteligĂȘncia Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs Bruno Mello 17 de agosto de 2023

O que a InteligĂȘncia Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs

         

91% dos executivos de Marketing entrevistados pelo Boston Consulting Group afirmam que ferramentas como ChatGPT e Bard trouxeram impactos positivos sobre a produtividade

O que a InteligĂȘncia Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs
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As ferramentas baseadas no modelo de InteligĂȘncia Artificial Generativa (GenAI) – como ChatGPT, Midjourney e Dall-E – estĂŁo fazendo a diferença na rotina de CMOs em vĂĄrias partes do mundo. Para 93% dos executivos de Marketing, o emprego destes recursos trouxe melhorias positivas para a organização do trabalho, enquanto 91% relataram um impacto positivo em relação Ă  produtividade, conforme aponta um relatĂłrio divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).

Quando solicitados a selecionar as palavras que melhor descrevem seus sentimentos sobre GenAI, a maioria dos entrevistados indicou sensaçÔes positivas, como otimismo (74%), confiança (71%) e curiosidade (63%). Quanto aos benefĂ­cios do uso prĂĄtico das ferramentas de GenAI, dois terços (67%) dos respondentes comentaram que o maior foco de uso da IA generativa Ă© a personalização, seguida por geração de insights (51%) e criação de conteĂșdo (49%).

Em contrapartida, 35% selecionaram a palavra preocupação e 11% selecionaram ansiedade. Segundo o BCG, 81% dos entrevistados acreditam que a regulamentação da inteligĂȘncia artificial generativa Ă© necessĂĄria e 77% afirmaram que suas empresas estarĂŁo sujeitas a regulamentaçÔes nos prĂłximos dois anos.

AlĂ©m disso, quase todos os executivos relataram que suas organizaçÔes implementaram programas de IA responsĂĄvel, visando mitigar os inĂșmeros riscos de uma IA nĂŁo gerenciada, incluindo vazamentos de dados, violação de direitos autorais, resultados tendenciosos, fraude e IA oculta – uma situação que surge quando as pessoas usam ferramentas externas sem orientação e supervisĂŁo adequadas.

A anĂĄlise do BCG contou a participação de mais de 200 CMOs, de diversos setores, na Ásia, Europa e AmĂ©rica do Norte. A partir dos benefĂ­cios e preocupaçÔes observados no estudo, o Grupo selecionou trĂȘs insights que devem contribuir para melhorar o relacionamento entre CMOs e as ferramentas de GenAI:

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Experimente: LĂ­deres sĂȘniores devem testar o potencial da tecnologia em primeira mĂŁo, mergulhando e explorando seus recursos. CMOs tambĂ©m devem incentivar suas equipes a identificar aplicativos valiosos, experimentar modelos e começar a criar casos de uso transformadores.

Busque resultados: CMOs devem identificar e priorizar casos que podem se tornar uma fonte de vantagem competitiva por meio da GenAI.

Implemente o uso responsåvel da IA: Os programas de IA responsåvel de uma organização devem considerar aspectos éticos, legais e tecnológicos da GenAI.

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