Nubank supera Itaú em valor de mercado: o que há pela frente? Bruno Mello 3 de junho de 2024

Nubank supera Itaú em valor de mercado: o que há pela frente?

         

Troca de posições faz do Nubank a segunda empresa em valor de mercado no Brasil, atrás apenas da Petrobrás

Nubank supera Itaú em valor de mercado: o que há pela frente?
Publicidade
Prime Day

Na noite da última terça-feira, 29, o Nubank ultrapassou o Itaú em valor de mercado pela primeira vez desde 2022. No dia em questão, a fintech bateu a marca de R$ 296 bilhões e superou os R$ 288 bilhões registrados pela instituição rival.

A troca de posições no topo do ranking vinha sendo “ensaiada” nos últimos meses. Na primeira metade do ano, as ações do Nubank cresceram 46%, enquanto as do Itaú regrediram 3%.

Especialistas apontam que o valor de mercado registrado pela fintech considera a expansão global do Nubank ao projetar o valor do futuro crescimento. Outro fator determinante para a ultrapassagem é o alto potencial de retorno sobre o patrimônio (ROE) da instituição: 26% em 2023 contra 21% do Itaú.

Avaliações conduzidas pela XP Investimentos apontam para um lucro total de US$ 404 no quarto trimestre do ano – crescimento de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado – e a ascensão do ROE à casa de 27,3%.

Em qual banco investir?

Publicidade

Logo após a troca de posições, a XP publicou um artigo para comparar as instituições em uma análise de investimentos. Do ponto de vista da financeira, “há um grande otimismo em relação à capacidade do Nubank de causar disrupção em outros mercados e segmentos, tanto no Brasil quanto no mundo, mas é importante ressaltar que existem consideráveis riscos de execução, seja devido a um ambiente regulatório diferente em outros países”.

A avaliação prossegue destacando a história consolidada do Itaú e cita “um carrego mais positivo nos próximos anos dado que o banco elevou a parcela do lucro a ser distribuída aos seus acionistas”, elegendo o investimento no tradicional banco como uma ação “menos volátil e com um pouco mais de previsibilidade de resultados nos próximos anos”.

Leia também: Como a Nubank se tornou em 10 anos uma das marcas mais valiosas?

Clube Mundo do Marketing


Publicidade
Oferta Antecipada Prime Day