NFL no Brasil em 2024: as ações do Marketing Esportivo na reta final do ano Bruno Mello 15 de dezembro de 2023

NFL no Brasil em 2024: as ações do Marketing Esportivo na reta final do ano

         

Liga mais rica do planeta e idealizadora do Super Bowl, NFL escolheu a Neo Química Arena para o primeiro jogo em solo brasileiro

NFL no Brasil em 2024: as ações do Marketing Esportivo na reta final do ano
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A crescente simpatia nacional ao “esporte da bola oval” começa a render frutos significativos aos fãs da NFL. Nessa semana, a mais rica entre todas as ligas esportivas do planeta anunciou que um dos jogos da temporada 2024/2025 será realizado no Brasil, mais especificamente, em São Paulo, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

A organização da NFL não anunciou a data exata e nem as equipes que transformarão em realidade o tão sonhado confronto – o que deve acontecer no início de 2024. Nas redes sociais, no entanto, fãs do esporte especulam que um dos times participantes deverá ser o Green Bay Packers, dono da maior torcida no Brasil.

Atrás apenas do México, o Brasil é um importante mercado global para a NFL, com mais de 38 milhões de fãs do jogo (8,3 milhões deles sendo fãs ávidos). Segundo Roger Goodell, Comissário da NFL responsável pelo anúncio, levar a NFL para novos continentes, países e cidades ao redor do mundo é um elemento importante para o plano de fazer com que o esporte cresça globalmente.

Confira outras notícias que estão rendendo ao Marketing Esportivo um fim de ano bastante movimentado.

OLX

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A temporada de 2023 chegou ao fim para a maioria dos times brasileiros, exceto para o Fluminense, que disputa o Mundial de Clubes. Como de costume, neste ano, as vendas de camisas oficiais foram uma importante fonte de receita para as equipes brasileiras. No entanto, os altos preços praticados pelas fabricantes de materiais esportivos fizeram com que muitos torcedores buscassem por peças de segunda mão para apoiar o time do coração.

Neste quesito, o Flamengo, com um share de 31,1%, foi o grande campeão de vendas na OLX, conforme apontam dados divulgados pela própria plataforma. O Top 10 divulgado pela companhia é completado por Corinthians (11,2%), Palmeiras (9,3%), São Paulo (9,2%) e Vasco (6,5%), Fluminense (5,9%), Botafogo (4,3%), Cruzeiro (4,2%), Santos (3,7%) e Fortaleza (3,5%).

Curiosamente, a camisa rubro-negra foi a segunda mais vendida na Netshoes, loja especializada em artigos esportivos. De acordo com a lista divulgada pela empresa, a camisa titular do São Paulo foi a mais buscada no site, seguida pelas camisas titulares do Flamengo, Real Madrid, Cruzeiro e Corinthians.

Fluminense

Para celebrar uma temporada histórica, a Umbro Brasil, patrocinadora do Fluminense, apresentou a mais nova camisa da equipe para a campanha “Cada Time Tem a Sua”, que retrata os principais cantos dos torcedores em uma peça desenvolvida em parceria com o artista Killa Villa.

A coleção faz parte de uma campanha global, que convidou torcedores tricolores para que compartilhassem com a marca as músicas mais cantadas pela torcida. O resultado foi uma camisa toda grená, cor clássica do clube, com detalhes verdes na gola e nas mangas. A peça também exibe grafismos em diferentes tons que trazem os cantos de forma estilizada, como se representassem o sangue tricolor que corre pelas veias da torcida.

Segundo Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil, os torcedores são o grande patrimônio dos clubes e, portanto, homenagear o maior impulsionador dos Campeões da América é uma das responsabilidades assumidas pela marca perante a torcida.

Fluminense

Flamengo

Para consolidar a boa fase de vendas de artigos relacionados ao clube, o rubro-negro firmou parceria com a marca norte-americana Mitchell & Ness e lançou dois modelos de jerseys em versão limitada, inspiradas na NBA e na NFL, ligas americanas de basquete e futebol americano, respectivamente.

As peças especiais têm tiragem de 300 unidades cada, com marcação exclusiva em cada uma delas. Para a campanha de lançamento, as marcas promoveram o encontro de dois ídolos do clube: o jogador de basquete Olivinha e o meio de campo De Arrascaeta, que posaram trajados das novidades.

Flamengo nfl

Puma

A Puma se une ao Palermo FC, equipe da Série B Italiana, para lançar uma edição especial do modelo homônimo Palermo, que celebra o futebol dos anos 1980. O tênis da marca retornou repaginado em 2023, celebrando quatro décadas e meia desde sua criação, prestando homenagem à herança e à popularidade da cultura de arquibancada.

A campanha é estrelada pela atacante do time Alessandra Impellitteri, capturada no lar do clube, o estádio Renzo Barbera. Impellitteri se une a figuras como Jack Grealish e Dua Lipa, que desfilaram o calçado na primeira e segunda partes da campanha do Palermo em 2023. A nova colaboração Puma Palermo FC já está disponível no Brasil.

Puma

Fora dos campos de futebol, a marca alemã se uniu à Swarovski em uma collab que mistura o luxo dos cristais com a moda esportiva minimalista. O lançamento traz silhuetas únicas da Puma, adornadas com detalhes cintilantes e chamativos, enquanto o logo do gato da marca é representado de maneira glamourosa, fundido em uma variedade de cristais Swarovski coloridos.

A coleção traz peças de vestuário como a camiseta oversized disponível em diferentes cores e o conjunto de agasalho, composto por jaqueta e calça do tradicional modelo T7 da Puma. Os itens já estão disponíveis no Brasil.

puma coleçao

 

Odonto Company e FPF

Na última quarta-feira (13), a OdontoCompany e a Federação Paulista de Futebol anunciaram a renovação do patrocínio para a temporada de 2024. Pelo sexto ano seguido, a parceria, que foi conduzida pela Wolff Sports, levará a marca da empresa de saúde bucal para a região do peito do uniforme utilizado pelos árbitros em todas as competições organizadas pela entidade, como o Campeonato Paulista, que começa no dia 21 de janeiro.

Segundo Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, a renovação do patrocínio é uma ação compatível com a estratégia de branding da empresa, ressaltando que alguns dos maiores investimentos mundiais em Marketing estão concentrados no segmento esportivo.

Odonto Company e FPF

Tiger

A Tiger, cerveja do Grupo Heineken e parceira oficial do SLS Super Crown World Championship, uniu-se ao skatista Ricardo Dexter para filmar um vídeo 3D exclusivo e hiperrealista. A produção traz uma experiência única que combina a emoção do skate street em uma arte 3 de um tigre que acompanha cada movimento de Dexter invadindo o Ginásio do Ibirapuera, local onde o evento foi realizado, no início de dezembro.

Com esta ativação, a Tiger se destaca nos vídeos Out Of Home (OOH) ao incorporar elementos 3D de alta qualidade em um vídeo que, de maneira realista, coloca um tigre chegando no SLS. Segundo a marca, a ideia de fundir skate, arte 3D e a presença virtual do tigre partiu do desejo de criar uma experiência imersiva diferenciada para os consumidores.

Yndiara Asp e Cleo

Na próxima quarta-feira (20) a skatista Olímpica Yndiara Asp e a artista Cleo irão se unir em uma aula de skate solidária na Layback Park de Guaratinguetá. O intuito da ação é incentivar a prática do skate e apoiar projetos sociais que possuem o esporte como o principal agente transformador.

Teco Zaltsman, proprietário da Layback Park Guará, teve a ideia da ação após presentear a sócia Cleo com um skate personalizado de aniversário. Os dois possuem sociedade na Alphaz Technologies, uma empresa de materiais sustentáveis para construção.

Além de oferecer a aula de skate solidário, o evento também irá destinar todo o lucro arrecadado para o Instituto Antônio, do Capão Redondo, em São Paulo. O Instituto levará 15 crianças que se destacaram durante o ano, entre 5 e 16 anos, para participarem da ação.

Yndiara Asp e Cleo

Vibra e Petrobras Podium

No final de novembro, a Vibra anunciou sua entrada no mercado de Esports. A companhia está ativando a marca Petrobras Podium com o patrocínio à Copa E-Stock Podium Carbono Neutro, campeonato de automobilismo virtual promovido pela Stock Car Pro Series, que se encerra neste domingo (17).

Com o apoio, a Vibra reforça a sua estratégia de alcançar novos públicos, investindo nos jovens e gamers. O campeão da Copa E-Stock Podium Carbono Neutro vai levar para casa um PC nível Podium, com gabinete personalizado e hardware de última geração, criado com exclusividade pela equipe do LabZ, canal especializado em tecnologia.

Vibra e Petrobras Podium

Netshoes

A Netshoes decidiu integrar seu portfólio de produtos ao Itaú Shop, marketplace exclusivo para clientes do Itaú Unibanco. A novidade traz uma categoria de esportes completa para os clientes da instituição financeira, que ganham 10% de cashback nas compras pagas à vista com Pix, além de poder utilizar seus pontos como forma de pagamento.

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