NBA, UFC e Corrida de Rua: marcas variam em ativações esportivas Bruno Mello 12 de abril de 2024

NBA, UFC e Corrida de Rua: marcas variam em ativações esportivas

         

Transmissões, apoio à campeonatos, ações com patrocinadores e até criação de material histórico fazem da categoria uma mina de ouro a ser descoberta pelas marcas

NBA, UFC e Corrida de Rua marcas variam em ativações esportivas
Publicidade

Em meio à competitividade do cenário esportivo, com torcedores extremamente engajados, o Marketing Esportivo passa a dar mais espaço para mais modalidades. Dos campos às quadras, no tatame ou no asfalto, muitas são as oportunidades para as marcas trabalharem suas ativações.

Transmissões de jogos semanais, apoio à campeonatos, ações com patrocinadores e até criação de materiais personalizados fazem da categoria uma mina de ouro a ser descoberta pelas marcas.

Veja algumas ativações de marcas no basquete, corrida de rua e luta: 

NBA e Popeyes 

Os playoffs da NBA começam no dia 20 de abril e, como de costume, carregam potencial para alimentar a internet com algumas das reviravoltas esportivas mais mirabolantes já vistas na história do esporte.

Publicidade

E se falamos da principal liga de basquete do planeta, não podemos ignorar outro costume característico dos dias de jogos: os rituais alimentares conduzidos pelos fãs do esporte na hora de acompanhar as partidas.

Pensando nesse momento tão específico para os amantes da NBA, o Popeyes acrescentou na última quarta-feira, 10, novas opções ao menu de produtos licenciados da liga. Agora, o cardápio inclui dois novos sanduíches, além das chamadas NBA Box – caixas com 10 mini-filés mergulhados em 6 temperos temáticos.

Os dois novos sanduíches fazem referência ao All-Star Game. O primeiro é o All-Star Sandwich Conferência Leste, composto por pão brioche, molho de mel e páprica, alface, bacon, queijo e frango crocante de 100g. Já o All-Star Sandwich Conferência Oeste contará com pão brioche, molho de parmesão, tomate, cebola crispy, bacon, queijo e frango 100g de Popeyes.

De acordo com Caio Queiroz, gerente de Marketing e inovações da Popeyes, a parceria, somada à nova linha de produtos temáticos, inclui embalagens exclusivas que homenageiam os times da liga e se conectam tanto aos apaixonados por basquete quanto aos fãs do frango Popeyes.

NBA e Popeyes

Nike 

Dentro de uma de suas lojas-conceito em Nova Iorque, a Nike abriu uma quadra de basquete que pode ser explorada por clientes e fãs da marca do mundo todo. O grande diferencial do espaço é a possibilidade de experimentação dos produtos e acessórios enquanto o jogo acontece.

Com o gesto, a Nike transformou seus clientes em atletas, criando uma conexão única, convencendo e empoderando seu consumidor e afetando de maneira positiva a forma como ele também enxerga a marca.

Especialistas do Grupo IRRAH avaliam que, ao colocar o cliente como protagonista por meio de experiências inovadoras como essa, a marca alcança destaque estratosférico. Eles ressaltam que este DNA tem sido observado desde a década de 60, quando a Nike ainda era a tímida Blue Ribbon Sports e faturava em um ano o que hoje leva somente cinco segundos.

Nike

UFC

O UOL anunciou a chegada de Rodrigo Nogueira, o Minotauro, como garoto propaganda da parceria estabelecida entre UOL e UFC para comercialização do UFC Fight Pass. Para potencializar a novidade, o portal lançou uma campanha publicitária e multiplataforma – com duração de seis meses – em canais online e offline.

A ideia do Fight Pass é permitir que o público mergulhe no universo do MMA por meio de   uma plataforma interativa, oferecendo vantagens exclusivas aos clientes que assinarem o produto via UOL, que além do benefício do UFC Fight Pass, terão acesso a todo conteúdo exclusivo do portal e descontos exclusivos do Clube UOL.

Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, comenta que a presença do lutador ao lado do UOL reforça um compromisso com a comunidade apaixonada pelo MMA, que, a partir de agora, terá à disposição uma cobertura ainda mais robusta e abrangente do UFC nos canais da empresa.

Já Minotauro expressou o contentamento em estrelar a primeira campanha da parceria do UOL com o UFC e comemorou a oportunidade de se manter conectado com o mundo das artes marciais mistas.

Fila + House of Racer

A Fila abriu, no início do mês, a House of Racer. Localizada no Parque Villa-Lobos, a instalação de 144 metros quadrados tem o objetivo de conectar atletas de todos os níveis com o que há de mais tecnológico e inovador no universo da corrida.

O espaço, que ficará aberto até o dia 11 de maio, promete uma experiência imersiva para atletas de todos os níveis, que poderão participar de talks, treinos, experimentação e compra de produtos – além de conhecer lançamentos inéditos da marca com novas tecnologias para corredores amadores e de elite.

A marca também montou uma agenda completa de conteúdo no site, onde convidados irão falar sobre saúde, performance e contar suas histórias inspiradoras. Para garantir o engajamento do público-alvo, a marca italiana conectar aplicativos, assessorias e corredores em treinos gratuitos e públicos, que servirão de vitrine para os produtos de alta performance.

Adicionalmente, a marca irá oferecer ao público uma experiência 4D de corrida sensorial e imersiva pelos cenários de grandes provas: Tóquio, Nova Iorque, Berlin e Maratona FILA. Os corredores também poderão testar os modelos e lançamentos mais tecnológicos ao ar livre.

Adriana Magalhães David, head de branding e Marketing da Fila Brasil, destaca que a ação reforça o legado e o compromisso  da marca com a tecnologia, dando acesso aos principais produtos da mais complexa engenharia de desenvolvimento, mas também oferecendo uma experiência de marca completa com conteúdo, atividades e loja, levando o propósito da Fila ao consumidor.

Granado, Natural da Terra e Marulho

Com o intuito de motivar o público a movimentar o corpo através de práticas esportivas, a Natural da Terra foi uma das apoiadoras do Circuito de Corrida de Rua Granado Pink, que aconteceu recentemente em São Paulo em sua 2° edição, com um percurso de caminhada e corrida de 5 km inteiramente dentro do Parque Villa-Lobos / SP.

Às cerca de 1.200 pessoas que participaram do evento, foram oferecidos kits nutrição com frutas embaladas por sacolinhas ecológicas exclusivas fabricadas com restos de redes de pesca retiradas do oceano em parceria com a Marulho Eco. Além dos kits para os corredores, apelidados de “redecos”, foram distribuídos sucos naturais e/ou água de coco e uma cesta completa de produtos para o vencedor.

Sobre a parceria, Mariana Arrivabene, especialista em sustentabilidade da Natural da Terra, comenta que a conexão com projetos que impactam positivamente o meio ambiente e toda uma comunidade, como a Marulho, é a grande aspiração da Hortifruti Natural da Terra. Ela ressalta que iniciativas sustentáveis são, atualmente, elementos significativos para o desenvolvimento das ações de Marketing da empresa.

Granado, Natural da Terra e Marulho

Climatempo

A Climatempo apoiará a “Wings For Life World Run”, corrida de rua global, sem linha de chegada fixa, que reverte todo o valor das inscrições em prol da cura da lesão na medula espinhal. A largada em todo o mundo acontecerá no dia 5 de maio.

Com o objetivo de incentivar a participação de corredores no evento, a Climatempo divulgará as inscrições para a Wings For Life World Run até o final de abril em seus canais de comunicação.

Em 2024, o público ainda pode integrar o time de ícones do esporte, como o do ciclista Henrique Avancini, o do surfista Adriano de Souza, o da ultramaratonista Fernanda Maciel, o dos pilotos Felipe Fraga e Lucas Moraes e o do ícone do vôlei de praia Alison Cerutti, com a possibilidade de premiações especiais em determinados grupos.

Murilo Franco, head comercial da Climatempo, ressalta que a corrida tem um papel muito importante na divulgação do trabalho realizado pela Fundação Wings for Life, contribuindo para a arrecadação de fundos que ajudarão a suportar o avanço nas pesquisas por melhores tratamentos para as pessoas com lesões na medula espinhal.

Wings For Life World Run

Leia também: O que é Marketing Esportivo?

Clube Mundo do Marketing


Publicidade