Métricas de ontem, IA de amanhã: a arte de jogar dinheiro em anúncios Bruno Mello 22 de abril de 2024

Métricas de ontem, IA de amanhã: a arte de jogar dinheiro em anúncios

         

Cesar Sponchiado fala sobre como alguns planos de mídia deixam de lado a mensuração do engajamento real do público-alvo

Métricas de ontem, IA de amanhã: a arte de jogar dinheiro em anúncios
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Mensurar com precisão o impacto das campanhas publicitárias veiculadas em meios tradicionais como TV, rádio e streaming sempre foi um desafio para anunciantes e equipes de mídia. A complexidade aumenta quando se considera a necessidade de entender não apenas a audiência alcançada, mas também o real interesse despertado nas marcas após os esforços de mídia. Nesse sentido, as mudanças significativas no ambiente digital vêm aumentando cada vez mais os desafios para medir os resultados das ações de marketing. 

O aumento do uso de dispositivos digitais e plataformas de streaming, por exemplo, possibilita que os consumidores tenham mais opções do que nunca para consumir conteúdo. Isso torna mais difícil para os profissionais de marketing rastrear e medir o impacto das campanhas em diferentes canais. Com a proliferação de canais de TV a cabo, rádio online e serviços de streaming, a audiência está cada vez mais fragmentada. Isso torna desafiador para os anunciantes alcançar e engajar seu público-alvo de maneira eficaz. 

Além disso, para uma visão holística do desempenho de uma campanha, os profissionais de marketing precisam integrar dados de diferentes fontes, como dados de mídia tradicional, análises de sites, dados de redes sociais e informações de vendas. Isso requer tecnologias avançadas de análise e uma abordagem integrada para a mensuração de campanhas. Por fim, as preocupações crescentes com a privacidade dos dados dos consumidores e regulamentações como o GDPR e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil têm dificultado ainda mais a coleta e utilização de dados para a mensuração de campanhas.

Tradicionalmente, os planos de mídia são baseados em métricas como alcance e audiência, deixando de lado a mensuração do engajamento real do público-alvo com os anúncios. Isso significa que os anunciantes podem estar investindo em campanhas que não geram o retorno esperado, simplesmente porque a audiência não está diretamente relacionada ao interesse do consumidor. Esse é um problema que afeta diretamente a eficiência das campanhas e pode resultar no desperdício de verbas publicitárias.

Atentas a este cenário, empresas começaram a investir em soluções de medição e análise de dados. O Google Analytics foi o grande pioneiro a medir dados em massa, seguido pelo Facebook, dentre outros. Mais recentemente, a plataforma Pinterest criou diversos recursos na sua ferramenta, que facilita a mensuração de campanhas pelas empresas, além de segmentar clientes e maximizar a integração de players. A Spotify by Analytics é a ferramenta criada pelo Spotify que permite medir gratuitamente a audiência de anúncios veiculados em podcasts e músicas. 

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Usar as ferramentas analíticas certas permite que você acompanhe o desempenho de sua campanha de marketing em tempo real, o que ajuda sua empresa a ser mais ágil no refinamento de estratégias e na otimização de campanhas publicitárias.

Atualmente, já existem no Brasil plataformas que estão redefinindo a forma como as campanhas publicitárias são mensuradas em meios tradicionais.  Utilizando uma metodologia única que cruza dados de anúncios veiculados em TV, rádio e streaming com buscas no Google, são capazes de proporcionar uma visão mais precisa do real interesse despertado nas marcas. O resultado? Uma otimização da eficiência das campanhas em até 25% na média. E a abordagem inovadora não se limita apenas à análise quantitativa de alcance e audiência. Com avançados recursos de Inteligência Artificial (IA), a plataforma monitora a reação dos consumidores, combinando análises de canais de TV, estações de rádio, livestreaming e comportamento online. 

Por meio da análise dos criativos, a ferramenta consegue identificar quais anúncios geram mais interesse, em quais mercados, canais, programas, dias e horários. Isso permite aos anunciantes ajustar suas estratégias em tempo real, aumentando significativamente o retorno sobre o investimento em mídia. Ou seja, a mensuração não se limita apenas ao ambiente online, porque a partir da veiculação de um anúncio em rádio ou TV, as reações dos consumidores são instantaneamente monitoradas no ambiente online, proporcionando uma visão abrangente do impacto da campanha.

Embora os desafios na mensuração de campanhas publicitárias em mídias tradicionais ainda persistam, a inovação trazida pela IA tem possibilitado a criação de soluções disruptivas e muito eficientes, capazes de maximizar seus resultados em publicidade. A análise digital permite que você meça diretamente seu sucesso e resolva os pontos problemáticos, ajudando você a criar melhores conteúdos e anúncios, otimizar ainda mais suas campanhas, alcançando públicos com conteúdo relevante e impulsionando vendas ou conversões.

*Cesar Sponchiado – CEO & Founder – Executivo com mais de 28 anos de experiência no mercado digital. Formado em Gestão de TI, Extensão de Marketing Digital pela FGV, MBA em Data Science & Big Data pela FIAP, MBA em Digital Business pela USP. Foi palestrante de eventos nacionais e internacionais da IBM.


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