Maioria dos gamers querem que marcas falem de jogos de maneira adequada Bruno Mello 25 de maio de 2023

Maioria dos gamers querem que marcas falem de jogos de maneira adequada

         

Pesquisa Gamer Brasil mostra o que brasileiro espera das ações publicitárias das marcas no universo dos jogos

Maioria dos gamers querem que marcas falem de jogos de maneira adequada
Publicidade

70,1% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico, segundo a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil, desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. O número representa um vasto leque de oportunidades para estratégias publicitárias no universo dos games – seja no contexto dos próprios jogos, na exibição das cada vez mais populares transmissões de gameplays ou no patrocínio de times de e-sports.

No entanto, antes de apertar o start, é preciso considerar a percepção deste público sobre a interação das marcas e o mundo dos games. 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece, mas essa aproximação precisa ser feita da forma adequada, de acordo com os dados da pesquisa.

Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, é importante que as marcas respeitem a cultura gamer e os gostos de seus membros, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Neste recorte, marcas que conquistam espaços dentro dos próprios games figuram entre as preferidas entre os jogadores brasileiros. 69,6% apreciam esta presença na forma de skins para avatares, equipamentos exclusivos e outros itens, e 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade.

Quanto às formas de diálogo externo com a comunidade gamer, 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, e eventos ligados a jogos – o que se reflete nos 66,5% que preferem comprar dessas marcas.

Outro tipo de ativação apreciada pelos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são as publicidades e patrocínios em redes sociais, aprovada por 77,2% do público. Também se destacam os patrocínios às lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

Publicidade

Top 5 marcas mais conhecidas pelo público gamer brasileiro: 

1 – Coca-Cola (93,6%)

2 – Mastercard (86,5%)

3 – O Boticário (85,5%)

4 – Brahma (83,3%)

5 – Red Bull (82,8%) 

Miguel Caeiro VidMob

Leia também: Como as marcas não-endêmicas podem ganhar espaço no universo dos games


Publicidade