“Você pode ter um caminhão de dinheiro, mas se não tiver bons profissionais você não vai gerar resultado para o negócio”. Essa frase, dita por Samira Cardoso, Cofundadora e CEO da Layer Up, durante o RD Summit, mostra um ponto de atenção que o mercado parece ignorar: o maior investimento em Marketing hoje em dia é em bons profissionais.

A executiva listou como um dos maiores erros dos CMOs justamente não investir nos profissionais que já estão na empresa. Uma pesquisa feita pelo LinkedIn mostrou que 79% dos profissionais dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento classificam a qualificação dos atuais membros do quadro de funcionários como uma medida mais vantajosa em relação à contratação de novos colaboradores sem que haja real necessidade para isso.

Segundo os entrevistados, qualificar alguém da casa é uma via de mão dupla, que trás benefícios para os dois lados da relação empregado/empregador. Por um lado, a qualificação é um processo mais prático e mais barato do que novas contratações e, portanto, poupa recursos para as empresas. Por outro, os profissionais se sentem valorizados e motivados a continuar sua ascensão profissional.

Para Marinildes Queiroz, Gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil, ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, as empresas não só passam a ter profissionais mais motivados como também garantem mão de obra qualificada, familiarizada com a rotina, a cultura e os valores institucionais da organização e atualizada com as tendências de mercado, o que as coloca um passo à frente dos concorrentes.

Capacitar para se adaptar às mudanças

No RD Summit, Samira Cardoso apontou que outro erro é o CMO não se adaptar às mudanças e esperar um fator externo para agir. “Não adianta reclamar que tudo muda a toda hora. Não é privilégio seu. Os desafios de entender o comportamento do consumidor e se adaptar ao mercado e as novas tecnologias é para todos”. Ela recomenda estar “aberto às novas ideias, às novas tecnologias, entender o consumidor e acompanhar as tendências do mundo e do seu setor”.

Isso significa que a mentalidade dos executivos deve buscar encontrar a qualificação mais moderna para sua equipe. A profissionalização faz com que eles consigam entregar melhores resultados. A junção com as metodologias ágeis, o growth e as análises de dados (Data Driven) nos últimos anos, por exemplo, teve uma grande contribuição no crescimento das empresas. Os cursos na área, no entanto, acabam sendo poucos e rasos, o que faz com que os profissionais acabem aprendendo mais no dia a dia – em um processo longo e demorado de erros e acertos – do que em sala de aula.

Criado pelo Mundo do Marketing, para atender as necessidades das empresas e do profissional de Marketing moderno, o MBA Mundo do Marketing abrange todo o leque de disciplinas essenciais para o mercado atual, preparando-os para compreender e interagir com as dinâmicas de temas como Marketing de Influência, Data Driven, Inbound Marketing, Branding e muitos outros.

Mais do que aprender teorias sobre práticas tão cruciais, os alunos têm a chance de absorver uma boa dose da experiência de seus professores – executivos e profissionais atuantes na área. Os concluintes do MBA Mundo do Marketing recebem um diploma Nota 5 certificado pelo MEC.

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Mundo do Marketing lança próprio MBA