Maior investimento em Marketing está em pessoas, afirma CEO da Layer Up Bruno Mello 1 de dezembro de 2023

Maior investimento em Marketing está em pessoas, afirma CEO da Layer Up

         

Executivos precisam incentivar equipe a buscarem mais conhecimento e realizarem qualificações ao invés

Maior investimento em Marketing está em pessoas, afirma CEO da Layer Up
Publicidade

“Você pode ter um caminhão de dinheiro, mas se não tiver bons profissionais você não vai gerar resultado para o negócio”. Essa frase, dita por Samira Cardoso, Cofundadora e CEO da Layer Up, durante o RD Summit, mostra um ponto de atenção que o mercado parece ignorar: o maior investimento em Marketing hoje em dia é em bons profissionais.

A executiva listou como um dos maiores erros dos CMOs justamente não investir nos profissionais que já estão na empresa. Uma pesquisa feita pelo LinkedIn mostrou que 79% dos profissionais dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento classificam a qualificação dos atuais membros do quadro de funcionários como uma medida mais vantajosa em relação à contratação de novos colaboradores sem que haja real necessidade para isso.

Segundo os entrevistados, qualificar alguém da casa é uma via de mão dupla, que trás benefícios para os dois lados da relação empregado/empregador. Por um lado, a qualificação é um processo mais prático e mais barato do que novas contratações e, portanto, poupa recursos para as empresas. Por outro, os profissionais se sentem valorizados e motivados a continuar sua ascensão profissional.

Para Marinildes Queiroz, Gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil, ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, as empresas não só passam a ter profissionais mais motivados como também garantem mão de obra qualificada, familiarizada com a rotina, a cultura e os valores institucionais da organização e atualizada com as tendências de mercado, o que as coloca um passo à frente dos concorrentes.

Capacitar para se adaptar às mudanças

Publicidade

No RD Summit, Samira Cardoso apontou que outro erro é o CMO não se adaptar às mudanças e esperar um fator externo para agir. “Não adianta reclamar que tudo muda a toda hora. Não é privilégio seu. Os desafios de entender o comportamento do consumidor e se adaptar ao mercado e as novas tecnologias é para todos”. Ela recomenda estar “aberto às novas ideias, às novas tecnologias, entender o consumidor e acompanhar as tendências do mundo e do seu setor”.

Isso significa que a mentalidade dos executivos deve buscar encontrar a qualificação mais moderna para sua equipe. A profissionalização faz com que eles consigam entregar melhores resultados. A junção com as metodologias ágeis, o growth e as análises de dados (Data Driven) nos últimos anos, por exemplo, teve uma grande contribuição no crescimento das empresas. Os cursos na área, no entanto, acabam sendo poucos e rasos, o que faz com que os profissionais acabem aprendendo mais no dia a dia – em um processo longo e demorado de erros e acertos – do que em sala de aula.

Criado pelo Mundo do Marketing, para atender as necessidades das empresas e do profissional de Marketing moderno, o MBA Mundo do Marketing abrange todo o leque de disciplinas essenciais para o mercado atual, preparando-os para compreender e interagir com as dinâmicas de temas como Marketing de Influência, Data Driven, Inbound Marketing, Branding e muitos outros.

Mais do que aprender teorias sobre práticas tão cruciais, os alunos têm a chance de absorver uma boa dose da experiência de seus professores – executivos e profissionais atuantes na área. Os concluintes do MBA Mundo do Marketing recebem um diploma Nota 5 certificado pelo MEC.

A lista de espera para a formação da segunda turma já está aberta. Acesse a página do MBA Mundo do Marketing e faça a sua inscrição.

Mundo do Marketing lança próprio MBA


Publicidade