A Louis Vuitton segue na liderança entre as principais marcas de luxo pelo 14º ano consecutivo. A marca aparece na primeira posição no ranking da BrandZ Top 10 Marcas de Luxo Mais Valiosas, com aumento de 15 % em relação ao valor de marca, de US$ 47,2 bilhões, em 2019. Na categoria Luxo, o crescimento registrado foi maior entre todas, chegando a US$ 171,3 bilhões, com acréscimo de 29%, segundo o ranking feito pela WPP e pela Kantar.
Entre as 10 principais marcas do ranking de luxo global, as três primeiras são francesas (Louis Vuitton, Chanel e Hermès) além de serem as três marcas mais valiosas da França. A marca com o crescimento mais rápido é a Dior, que registrou aumento de 29% no valor da marca e atingiu US$ 4,66 bilhões.
BrandZ Top 10 Marcas de Luxo mais Valiosas:
Rank 2019 | Marca | País | Valor da marca 2019 ($M) | Variação | Variação no ranking |
1 | Louis Vuitton | France | 47,214 | 15% | 0 |
2 | Chanel | France | 37,006 | N/A | New |
3 | Hermès | France | 30.966 | 10% | -1 |
4 | Gucci | Italy | 25,274 | 13% | -1 |
5 | Rolex | Switzerland | 8,389 | -4% | 0 |
6 | Cartier | France | 5.998 | -15% | 0 |
7 | Burberry | UK | 4,698 | 5% | 0 |
8 | Dior | France | 4,658 | 29% | 1 |
9 | Saint Laurent/Yves Saint Laurent | France | 3,572 | 8% | 1 |
10 | Prada | Italy | 3,504 | -11% | -2 |
Já o ranking referente a marcas da categoria vestuário, a Nike mantém a primeira posição como a mais valiosa do BrandZ Global, enquanto a que mais cresceu foi a Lululemon com aumento de 77%. A Nike manteve a liderança do ranking pelo segundo ano consecutivo, chegando a US$ 47,4 bilhões de valor de marca em 2019. Por outro lado, a adidas cresceu 7% e atingiu valor de US$ 13,4 bilhões, garantindo o terceiro lugar.
Top 10 Marcas Globais de Vestuário Mais Valiosas BrandZ:
Rank 2019 | Marca | Valor de marca 2019 ($ Bi.) | Variação no ranking | Variação no valor |
1 | Nike | 47,360 | 0 | 23% |
2 | Zara | 22,581 | 0 | -16% |
3 | Adidas | 13,355 | 0 | 7% |
4 | Uniqlo | 9,828 | 1 | 20% |
5 | Lululemon | 6,921 | 1 | 77% |
6 | H&M | 6,380 | -2 | -28% |
7 | Under Armour | 3,938 | 1 | 25% |
8 | The North Face | 2,861 | New | N/A |
9 | Levi’s | 2,411 | New | N/A |
10 | Ralph Lauren | 2,401 | New | N/A |
De acordo com Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da BrandZ na Kantar, a mudança nos valores do consumidor em relação à sustentabilidade resulta em maior dificuldade para levar as pessoas a comprar mais roupas. O valor das marcas de vestuário neste ano subiu 1% devido à força das marcas de athleure (esporte X casual) no ranking.
O Ranking de Marcas Globais Mais Valiosas do BrandZ Top 100 está em seu 14º ano e combina dados de mercado com a percepção de mais de 3,7 milhões de consumidores em todo o mundo, cobrindo mais de 166.000 marcas diferentes em mais de 50 mercados.