O Kwai traz para o Brasil o TeleKwai, um novo modelo de produção de conteúdo exclusivo para a plataforma. O projeto tem como objetivo fomentar a criação de vídeos em formato vertical e com episódios breves, empoderando a cadeia de produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira em um novo segmento audiovisual: a mininovela.
O projeto foca na criação de dramaturgia em formato vertical com episódios curtos de dois minutos e busca transformar as mininovelas em alternativa para quem procura entretenimento e consome conteúdo pelo celular. Em formato de novelas ou séries, as produções vão do drama à ficção científica, e do suspense ao humor, garantindo uma variedade em entretenimento gratuito para os usuários do app.
O Kwai conta com parcerias com agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos, e que trabalham em cada etapa de construção criativa. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos. Além disso, o Kwai desenvolveu uma funcionalidade inédita para plataformas de vídeos curtos, que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. A novidade está sendo usada inicialmente pelas agências, produtoras e criadores de conteúdo envolvidos no programa do TeleKwai.
Atualmente, o projeto do TeleKwai conta mais de 180 contas ativas na plataforma gerenciadas por agências, produtoras e criadores de conteúdo parceiros do programa. Entre as produções de destaque estão as cinco minisséries criadas pelo ator e diretor Felipe Reis; as histórias de humor desenvolvidas por Mederi Corumbá e Juliana Martins (criadores dos canais Galo Frito e 5 Alguma Coisa); os conteúdos voltados para drama, romance e sobrenatural, produzidos pela DR, produtora de conteúdos digitais; e mininovelas juvenis, estreladas pela atriz mirim Marianna Santos.
Leia também: Vídeos curtos: da febre entre Centennials ao lazer na pandemia 2.0
Primeiras temporadas
A proposta do TeleKwai foi desenvolvida na China em 2019, onde é um sucesso de audiência. Em 2021, o Kwai lançou o programa em países de língua hispânica na América Latina, como Argentina, Colômbia e México. Para o Brasil, a plataforma aposta em produções de diferentes gêneros e que criem histórias que falem diretamente com a população brasileira, com sua cultura e traços únicos.
Conheça algumas das mininovelas e minisséries em destaque que estrearam pelo TeleKwai no Brasil:
– Distopia – Primeira minissérie de ficção científica para celular, narra a viagem dos tripulantes da Missão Marte ao espaço. Com a participação do ator Felipe Reis.
– Meu Chapa, Guru – Conheça o chapeiro argentino que vive no Brasil há dez anos e motiva seus clientes e funcionários por meio de suas histórias no dia a dia.
– Golpistas! – Minissérie de ação idealizada por Felipe Reis, conta a história de um casal de assaltantes e um golpista de primeira linha em um grande jogo de enganação.
– Fala Comigo – Estrelada e dirigida por Felipe Reis, esta comédia romântica traz um casal de amigos que compartilha suas histórias e decepções amorosas.
– Câmera de Insegurança – Uma história divertida onde dois porteiros tentam extorquir moradores de um condomínio, mas as coisas se complicam.
– O Lado Obscuro – Traz mininovelas de crimes, reviravoltas e histórias sobrenaturais.
– Histórias de Amor – Mininovelas que contam histórias de encontros e desencontros amorosos.
– Meu Patrão – Estrelada pelo criador e dublador Mederi Corumbá, esta divertida minissérie de humor traz situações absurdas no ambiente de trabalho.
– Novelinhas da Marianna Santos – Histórias da vida real com mensagens motivacionais interpretada pela atriz mirim Marianna Santos
Leia também: Como transformar a relação com os GenZ em vendas