A Heinz desenvolveu uma tinta vermelha de tatuagem usando apenas ingredientes não nocivos. Chamado “Heinz Tattoo Ink”, o projeto, assinado pela agência SOKO, é uma resposta direta da marca à sua legião de fãs, que sempre fizeram questão de mostrar esse amor, através de tatuagens.

A ideia veio logo após a notícia de que a tinta de tatuagem colorida estava enfrentando restrições crescentes ou até proibições absolutas, em países de todo o mundo ao longo dos últimos anos. Utilizados na criação dos pigmentos para tatuagens, sendo a vermelha uma das mais problemáticas – pois apresentavam reações alérgicas na cicatrização, além de outros problemas de saúde, no longo prazo.

Uma vez que vermelho, é a cor mais usada nas tatuagens dos fãs de Heinz, a marca viu a possibilidade de tomar uma atitude e criar algo que beneficia, não só seus seguidores, mas todos.

Em uma parceria com a Electric Ink, a marca criou sua primeira tinta vermelha para tatuagem, em um tom novo e proprietário baseado na cor pantone oficial da marca. O projeto busca aumentar a boa comunicação da marca com sua base de fãs e ainda possibilitar a co-criação de novos cenários para a empresa.

Novos cenários para a marca

Para Thiago Stelle, Gerente de Marketing da Heinz, a marca viu uma oportunidade dupla, porque com Heinz Tattoo Ink, não só a Heinz permite novas formas de tatuar Heinz com uma curadoria incrível de artistas do país, como também oferece uma tinta que está sendo desenvolvida com o mesmo cuidado com que a companhia produz os ingredientes do ketchup.

A ideia veio da agência SOKO, que juntamente com a marca e a fabricante de tatuagem, Eletric Ink, estão trabalhando para criar o novo pigmento que estará disponível em breve. “Nós vimos a criação de Heinz Tattoo Ink, não só cumprindo este mandato, mas também como uma forma de comunicar uma verdade de marca sobre os ingredientes do ketchup para além da publicidade, ao mesmo tempo que se enfrenta um comportamento cultural que já faz parte da vida dos fãs de Heinz”, contou Felipe Simi, fundador e CCO da SOKO.

Para celebrar o momento, a Heinz convidou cinco renomados tatuadores brasileiros – que vêm de um vasta gama de etnias e origens, visando abraçar a grande diversidade da cultura brasileira – para criar 57 stencils originais de tatuagem, alinhados com a marca registrada da Heinz, “57 Variedades”. O convite visa trazer diversas visões e estilos sobre uma mesma marca, e todos os desenhos estarão disponíveis no site oficial, para que qualquer pessoa – que tenha interesse – possa utilizá-los como base de tatuagem.

A campanha começou oficialmente dia 27 de março, com um filme de pré-lançamento que mostra diversas pessoas adquirindo uma das 57 tatuagens da campanha. Para ampliar ainda mais a comunicação do momento, a partir desta semana, São Paulo será coberta por mobiliários urbanos, com fotos de pessoas tatuadas pela nova tinta de Heinz. E com a tinta finalizada, Heinz planeja distribuí-la aos tatuadores de todo o Brasil.
 

Leia também: Molho com vodka: Heinz lança collab com Absolut