Gerar métricas é desafio para 43,7% dos líderes de compliance Bruno Mello 12 de março de 2024

Gerar métricas é desafio para 43,7% dos líderes de compliance

         

CEO da clickCompliance compartilhou indicadores úteis ao setor e explicou suas funções

Gerar métricas é desafio para 43,7% dos líderes de compliance
Publicidade

Para as lideranças do setor de compliance, dados são tão importantes quanto desafiadores. Em função disso, 40% dos executivos da área consideram a geração de métricas um ponto crítico a ser melhorado, conforme apontam dados divulgados no “Anuário Compliance On Top 2023”, lançado pela LEC em parceria com a Vittore.

Os desafios enfrentados pelo setor são descritos, principalmente, pela necessidade de criar indicadores que possam ser plenamente compreendidos pela alta liderança das organizações. Isso se deve ao fato de que os dados são cruciais para o monitoramento do nível de conformidade das empresas, considerando regulamentos externos e internos.

Para Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance, a relevância dos indicadores para monitorar o desempenho dos programas de integridade é autoexplicativa. Ele destaca que os dados atuam como bússolas, orientando a avaliação da empresa, assegurando conformidade, analisando práticas vigentes e embasando decisões mais assertivas.

O CEO compartilhou os cinco indicadores mais utilizados no compliance, que devem ser analisados e priorizados de acordo com as necessidades e as realidades de cada empresa:

Análise da alocação de recursos: visa avaliar a eficiência dos investimentos financeiros e a distribuição de pessoal na área de compliance em relação aos resultados alcançados pela organização;

Publicidade

Identificação dos participantes nos treinamentos: reflete tanto o compromisso da organização em oferecer treinamentos de compliance, ao detalhar a quantidade e os temas abordados nas capacitações, quanto o envolvimento da equipe nas atividades, revelando também a taxa de participação dos colaboradores;

Taxa de reconhecimento de políticas e procedimentos: revela a proporção de colaboradores que reconhecem ter lido, compreendido e concordado em seguir as normas e procedimentos internos;

Avaliação do conteúdo recebido no canal de denúncias: permite quantificar o total de denúncias abertas em um período específico e os tipos mais frequentes de ocorrências. Isso representa uma maneira de avaliar a participação dos colaboradores na identificação e resolução de possíveis irregularidades;

Verificação da presença de multas ou penalidades: tem como objetivo mensurar o impacto financeiro de situações em que houve o descumprimento da legislação vigente.

Leia também: Relação entre empresas e influenciadores digitais necessita de compliance e segurança jurídica

Alex compri - Growth


Publicidade