De 1º de janeiro a 11 de dezembro de 2022, mais de 92 mil termos distintos estiveram nos Trending Topics Mundo (TTs), índice do Twitter que contabiliza as tendências e expressões mais comentadas na rede social. Esses tópicos estiveram presentes mais de 4,9 milhões de vezes na coleta feita pela rede social.

Na busca pelos principais temas do ano feito pela Buzzmonitor, foram analisados os tópicos do ranking mundial desde o início de 2022. Desta forma foi possível entender quais foram os temas das conversas mundiais no Twitter, rede social marcada pelos posts em real time e com poucos caracteres.

TOP 20 empresas – Grandes Marcas, Redes Sociais e crises do Twitter na mira dos usuários

No ranking figuram nomes de grandes empresas presentes no mundo, inclusive as redes sociais como o próprio Twitter, devido à polêmica pelas mudanças implementadas por Elon Musk, bem como a Ticketmaster pela crise relacionada à venda de ingressos. RedBull, Adidas e Apple aparecem na sequência das mais populares nas conversas na rede social.

Para a realização deste estudo, foram coletados os termos presentes nos Trending Topics (sessão global) a cada cinco minutos ao longo do ano.

Categorias que se destacaram em 2022: esporte foi protagonista

Considerando que este ano foi realizada a Copa do Mundo do Qatar, além dos campeonatos nacionais e continentais, o esporte (principalmente o futebol) se destacou no ranking. Na lista aparecem nomes de jogadores, times e também outras modalidades esportivas.

Música, Política, Séries e os Reality Shows também são categorias que aparecem como categorias de destaque no gráfico. As quais veremos mais detalhadamente a seguir.

TOP 20 esportes – Futebol, Basquete e Luta Livre lideram os Trending Topics Mundial durante todo o ano

Os campeonatos nacionais e internacionais apareceram no topo do pódio dos TTs do Twitter, resultando no maior número de aparições. Esse resultado engloba os times, atletas/jogadores e seus técnicos e também as hashtags relacionadas a distintas modalidades esportivas.

No ranking foram observadas menções a times de futebol, como Flamengo e Corinthians (Brasil), Celtics e Lakers entre times de basquete dos Estados Unidos, os programas de Luta Livre (luta de wrestling profissional muito popular no México), bem como jogadores popularmente conhecidos como Neymar e Messi. O argentino atualmente é jogador do PSG e também teve destaque no ranking devido à sua participação na Copa do Qatar, na qual a seleção argentina saiu vencedora.

TOP 20 música – Os artistas que dominaram os palcos do Twitter

A música foi a segunda categoria mais mencionada nos TTs de 2022, seja pela volta dos shows e turnês pelo mundo ou pelas notícias envolvendo artistas. Como exemplo, temos a separação de Shakira e do jogador Piqué, Kanye West, que teve sua conta bloqueada na rede social por comentários antissemitas e a impactante notícia da morte de Aaron Carter, irmão do integrante dos Backstreet Boys, Nick Carter. Em primeiro lugar ficou o sul-coreano Jungkook e, entre os brasileiros, Anitta é a única a integrar o ranking.

TOP 20 política – Estados Unidos, Guerra na Ucrânia e eleições Presidenciais entre os principais tópicos

A Suprema Corte dos Estados Unidos ocupou o primero lugar na categoría de Política com decisões que dividem a opinião dos usuários, como, por exemplo, a polêmica reversão da lei que legalizava o aborto no país.

A Guerra na Ucrânia, as Eleições Presidenciais no Brasil e os protestos que estão acontecendo no Peru em decorrência da destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo também foram temas de destaque nos Trending Topics Mundo.

TOP 20 séries – Novas temporadas e continuações de produções confirmadas para 2023

Personagens de Euphoria, que estreou a segunda temporada, a estreia da série spin-off de Vikings lançada pela Netflix e a prequência da aclamada Game of Thrones ocuparam os três primeiros lugares dos TTs em sua versão mundial. Na lista também aparece o lançamento da nova temporada de Stranger Things e Marvel, que estreou a produção She Hulks.

TOP 10 reality –  Um tema que vem ganhando cada vez mais força a cada ano

No ranking dos Reality Shows, os programas Gran Fratello e Big Brother com o formato do Gran Hermano lideraram o pódio na Itália e no Brasil. O programa MasterChef, em sua 10º edição na Espanha, e o The Voice Chile também marcaram presença entre os Realitys mais mencionados do mundo.

Datas comemorativas celebradas nos EUA entre os destaques do ano

Durante o ano, datas comemorativas em distintos países do mundo estiveram no ranking, sendo o Thanksgiving o evento que liderou: com 1.259 aparições. O Halloween também apareceu na lista, com 390 aparições e o dia da Independência dos Estados Unidos. também foi uma das comemorações mais mencionadas. A expressão “4th of July” teve 318 aparições nos TTs

Leia também: Redes sociais são a maior fonte para a criatividade dos brasileiros, avalia Faber-Castell