Experiência em foco: o que as empresas perdem ao ignorarem profissionais 40+ Bruno Mello 8 de fevereiro de 2024

Experiência em foco: o que as empresas perdem ao ignorarem profissionais 40+

         

Seniores colecionam competências essenciais ao bem-estar de qualquer corporação e buscam atualizações para estar em dia com as ferramentas do Marketing moderno

Experiência em foco: o que as empresas perdem ao ignorarem profissionais 40+
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Experiência. Este é o diferencial comum para a maioria dos profissionais aprovados em processos seletivos para a contratação de novos funcionários. E, convenhamos: não raro, as exigências sobre o tempo de atuação dos candidatos se mostram quase desesperadas e um tanto incompatíveis com a natureza do posto oferecido.

Diante disso, seria de se esperar que profissionais comprovadamente experientes, que já ultrapassaram os 40 ou 50 anos de idade, fossem disputados à tapa pelas empresas e startups brasileiras. Este cenário, no entanto, está muito distante da realidade  – e quem perde com isso são as próprias corporações.

Camila Fariani, empreendedora e Top Voice na plataforma, elencou as qualidades trazidas à mesa por profissionais que já passaram dos 40 no artigo “Experiência e maturidade em foco”, no LinkedIn. Ela começa ressaltando a profundidade do networking construído por eles ao longo dos anos.

Tendo navegado por mais etapas da vida, estes profissionais colecionam contatos que incluem antigos colegas de trabalho, mentores e pupilos, investidores e outros empreendedores. Logo, empresas que fecham os olhos para estes candidatos perdem a chance de adquirir conexões úteis à construção de novas parcerias e oportunidades de investimento.

Adicionalmente, candidatos 40+ chegam às empresas revestidos de uma “casca” de resiliência – a tradução literal do termo experiência. Isso porque, tendo lidado com inúmeras crises e incertezas ao longo de suas carreiras, grandes são as chances de que esses profissionais saibam lidar com problemas semelhantes – ou até mesmo idênticos – que possam surgir em seu novo local de trabalho.

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Habilidades de comunicação e negociação e visão estratégica e foco a longo prazo fecham a lista de competências oferecidas pela experiência sênior. Estas habilidades estão diretamente ligadas ao sucesso das negociações conduzidas por estes profissionais e têm um impacto estratégico sobre a consistência do trabalho com metas bem definidas para o futuro.

Atualizações complementam a experiência 

É inegável que o universo do Marketing moderno acontece, em grande parte, nos canais digitais. E com o avanço de ferramentas cada vez mais avançadas, como a Inteligência Artificial Generativa, empresas parecem se inclinar a profissionais nativos digitais como uma garantia de que as leituras tecnológicas serão feitas da forma adequada.

Mas o que dizer sobre as chances de um profissional 40+ que, além de toda a bagagem construída com o tempo, domina completamente as tecnologias do momento, seus jargões e aplicações? Naturalmente, tanto para profissionais juniores quanto para os seniores, a compreensão das novas ferramentas exige a passagem por um processo de atualização profissional.

Pensando nisso, o MBA Mundo do Marketing criou o Programa Expert, que oferece 40% de desconto no valor do MBA aos profissionais 40+ e 50% aos profissionais com 50 anos ou mais. O incentivo dá acesso a um curso completo, que aborda todo o kit de ferramentas e competências necessários à atuação de um profissional de Marketing em 2024.

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