Estratégia “always-on” potencializa resultados para aquisição e retenção de clientes Bruno Mello 14 de agosto de 2023

Estratégia “always-on” potencializa resultados para aquisição e retenção de clientes

         

Profissionais de Marketing têm à disposição táticas para implementar uma abordagem proativa na aquisição e retenção de clientes

Estratégia "always-on" potencializa resultados para aquisição e retenção de clientes
Publicidade
Amazon Prime Day

No cenário digital atual, a jornada do cliente não é apenas um caminho direto que termina em uma única venda; é um loop infinito. Depois que um cliente faz uma compra, ele entra em outra parte da jornada do comprador – uma que o incentiva a continuar procurando por novos produtos e fazendo novas compras.

À medida que a temporada de férias se fortalece na segunda metade do ano, a Criteo, empresa de commerce media, divulgou seu relatório 2023 Holiday Season Preview, descobrindo que os compradores gastam os primeiros 15% de sua jornada de compras navegando em varejistas concorrentes antes de decidir em qual comprar.

À luz desses dados mais recentes, é mais importante do que nunca que os profissionais de Marketing simplifiquem efetivamente a maneira como se envolvem com os clientes ao longo da jornada de compras, aproveitando uma abordagem de Marketing “always-on”. Isso significa que, em vez de executar campanhas específicas projetadas para atingir metas de curto prazo, os profissionais de marketing empregam estratégias de crescimento contínuo de clientes que, em última instância, sustentam o sucesso comercial de longo prazo.

Existem várias táticas que os profissionais de Marketing podem introduzir para lançar essa abordagem sempre ativa para adquirir e reter clientes:

Impulsione estratégias de campanha digital em andamento 

Publicidade

Uma maneira de abordar as táticas de aquisição de clientes é ativar uma campanha digital que usa uma estratégia contínua para envolver os compradores que compartilham hábitos semelhantes aos dos clientes existentes.

Os profissionais de Marketing podem começar identificando quem são seus clientes de alto valor: clientes frequentes, membros de clubes de fidelidade ou aqueles com alto poder aquisitivo. Essa lista pode ajudá-los a encontrar e alcançar repetidamente novos compradores que exibem características comuns e, portanto, têm grande probabilidade de fazer uma compra.

Depois de adquirir um novo cliente, os profissionais de Marketing devem investir em um canal de retenção de clientes sempre ativo que se concentre em transformar clientes em compradores recorrentes e garantir maior valor a longo prazo. Os profissionais que implementam essa tática de retenção de clientes sempre ativa podem reengajar seus clientes existentes com mensagens diferenciadas. Isso envolve segmentar continuamente os clientes existentes em grupos hiperfocados, como preferências de compra, como comprar pelo site, aplicativo ou lojas físicas.

Como alternativa, eles podem segmentar por comportamento de compra, como frequência, sazonalidade e valor do pedido ou navegação no site/aplicativo, como interações de navegação de marca/categoria, pesquisas de preço e itens adicionados ao carrinho.

Usando segmentação granular, os profissionais de Marketing podem desenvolver novas estratégias de teste para seus diferentes públicos, permitindo que as marcas abordem cada cliente com mensagens novas e distintas e experiências de anúncios personalizados para uma maior probabilidade de engajamento.

Foque no poder dos dados em todos os lugares

Para todas as táticas, a chave para um Marketing sempre ativo e impactante são os commerce data de alta qualidade. Com os dados, os profissionais da área podem aproveitar uma compreensão em constante evolução de seus clientes para otimizar continuamente as estratégias de aquisição e retenção novas e relevantes.

Os profissionais que ativam táticas de aquisição ou retenção sempre ativa devem procurar soluções que forneçam uma compreensão de identidade resiliente de 360 graus de seus clientes. Em um estudo recente da Criteo, descobrimos que 92% dos brasileiros comprariam de uma marca que não conhecem se ela fosse recomendada por um varejista de confiança. Portanto, o aprendizado fundamental é que as marcas precisam estar atentas a onde os consumidores buscam novos produtos e serviços, de forma a estarem presentes durante a jornada de compra.

Com uma abordagem sempre ativa para estratégias de aquisição e retenção orientadas por dados, os profissionais de Marketing podem alcançar o crescimento contínuo dos negócios a longo prazo para a temporada de festas e além.

Leia também: Retail media alavancará receita do e-commerce, aponta Criteo


Publicidade