Especialistas orientam estratégias para a realização de campanhas no WhatsApp, Instagram e Facebook Bruno Mello 19 de abril de 2023

Especialistas orientam estratégias para a realização de campanhas no WhatsApp, Instagram e Facebook

         

Tríade de aplicativos de Meta é amplamente utilizada pelos internautas brasileiros e oferece terreno fértil para a comunicação entre marcas e consumidores

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Você já leu, aqui no Mundo do Marketing, que redes sociais como o Instagram, WhatsApp, e Facebook são cada vez mais importantes para a construção do relacionamento entre marcas e clientes. Dotadas de simplicidade e grande potencial de pulverização, estas plataformas servem como ferramentas publicitárias que facilitam a realização de campanhas essenciais para a conquista de mercado. Para fazer funcionar essas grandes máquinas comunicativas, no entanto, é preciso considerar cuidados e estratégias prévias à execução.

Por exemplo, para que uma campanha cumpra seu propósito comunicativo e gere leads, é fundamental que as empresas disponham de ferramentas omnichannel. Segundo Mariana Magre, Head de Sucesso do Cliente da Poli, a importância da integração entre os perfis e as contas de uma operação está relacionada à necessidade de facilitar a vida do consumidor – ou do potencial cliente – e da empresa ao evitar ruídos comunicacionais e perdas de informações em algum ponto da jornada.

Adicionalmente, mais do que querer se comunicar, é importante saber o que comunicar – uma ação que envolve planejamento e definição. Nessa etapa, é essencial definir os objetivos da campanha, o orçamento a ser aplicado, identificar o público potencial e, finalmente, criar o anúncio. Dentre as citadas definições, João Lucas Fernandes, especialista em homologações e anúncios da Poli, destaca o processo de criação do anúncio. Para Fernandes, a efetividade do planejamento só será consolidada caso o anúncio seja criativo e interessante.

Dados do mercado – Segundo o estudo Mensageria no Brasil, produzido e divulgado pela Panorama Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o WhatsApp é utilizado por 99% dos usuários de celular no país, e 81% dos brasileiros entram em contato com marcas e empresas por meio do aplicativo. Enquanto isso, no Instagram, outro ativo da Meta, de 2019 a 2022, o “Direct”, funcionalidade de troca de mensagens na rede, tornou- se a opção de 66% das pessoas na comunicação com marcas, e o Facebook Messenger, de 52%.

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