Dia do Gamer: entenda como o Marketing pode investir no universo dos jogos Bruno Mello 25 de agosto de 2023

Dia do Gamer: entenda como o Marketing pode investir no universo dos jogos

         

Data celebra o avanço de uma indústria que promete movimentar 15 milhões de dólares com os eSports

Dia do Gamer: entenda como o Marketing pode investir no universo dos jogos
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Na próxima terça-feira (29), o mundo celebra o Dia do Gamer. Por si só, a essência da data descreve o avanço tecnológico da indústria de jogos e a crescente relevância dos jogos eletrônicos na rotina de jogadores casuais e profissionais: nos últimos anos, a imersão no universo dos games deixou de ser considerada uma perda de tempo e se tornou uma oportunidade de ascensão econômica tanto para os players, quanto para marcas e empresas.

A partir da fusão entre o aparato tecnológico e a profissionalização de jogadores, os eSports foram alçados a um nível sem precedentes de notoriedade midiática e mercadológica. Só no Brasil, a estimativa é que a modalidade movimente US$ 15 milhões até 2026, valor impulsionado, principalmente, por ativos como direitos de mídia, patrocínios e demais investimentos na área, de acordo com uma pesquisa divulgada pela PwC Brasil.

Adicionalmente, um levantamento divulgado pela Newzoo, plataforma de análise de dados sobre o setor dos games, estima que cerca de 640 milhões de pessoas devem assistir a competições oficiais até 2025. No Brasil, 63,8% dos gamers têm o hábito de acompanhar ou assistir eSports, segundo a Pesquisa Game Brasil 2023.

Tamanha fidelidade pode ser explicada a partir de uma característica que difere os eSports dos demais esportes: nesta modalidade, logo após assistirem a uma partida, os telespectadores podem “entrar em campo” para tentar repetir o que os seus jogadores preferidos acabaram de fazer em uma transmissão, e a ideia de dividir uma sessão de jogatina pública com um profissional não representa nenhum absurdo.

Oportunidades para o Marketing

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Os jogadores de elite nos eSports não são mais apenas entusiastas apaixonados, mas verdadeiros profissionais que dedicam horas incansáveis aprimorando suas habilidades. Com a crescente popularidade dos jogos competitivos, marcas ganham uma boa oportunidade de se associarem a talentos influentes.

Segundo Bruno Cunha, co-fundador e Head de Operações da Kipiai, os campeonatos de jogos online e eventos do segmento atraem milhões de espectadores online e em arenas físicas. Isso cria um ambiente ideal para que as marcas alcancem um público diversificado e altamente engajado, o que torna o patrocínio a jogadores e campeonatos uma estratégia atraente para empresas que buscam aumentar sua visibilidade e se consolidar nesse nicho.

Cunha completa ressaltando que, além da exposição da marca proporcionada pela presença em campeonatos e transmissões online, o Marketing de Influência e a promoção durante esses eventos podem gerar engajamento e conquistar a lealdade do público, bem como potencializar o lançamento de produtos relacionados aos jogos.

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