Imagine um mundo onde os profissionais consigam otimizar processos, gerar mais valor e conquistar os melhores resultados em menos tempo. Isso pode parecer distante e futurista, mas com o uso da Inteligência Artificial (IA), essa realidade está cada vez mais evidente. As vagas de trabalho que mencionam IA ou IA Generativa mais que triplicaram no Brasil nos últimos dois anos, de acordo com o Relatório de Tendências Globais de Talentos do LinkedIn, a IA – de forma nada sutil, se tornou um elemento central em diversos setores.
Em marketing e vendas, à medida que evolui, revoluciona ainda mais as estratégias, as práticas comerciais e os resultados. Muitos profissionais do setor já descobriram como a IA pode ser uma aliada poderosa para aumentar a produtividade e melhorar seus resultados, como indica a Pesquisa Panorama de Marketing, que revela que aproximadamente 60% dos profissionais já afirmam usar ChatGPT em suas rotinas, e que 73% enxergam a IA como a estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos.
Por outro lado, aos que ainda não a utilizam, há temor sobre o futuro do trabalho. Com o crescimento de muitas informações, criaram-se rumores do desconhecido e surgiram mitos – como que a IA pode substituir os seres humanos. Isso não é verdade. A essência humana e a profunda compreensão da audiência com os produtos e serviços permanecem fundamentais. De maneira prática, a IA já é uma realidade e veio potencializar a capacidade desses profissionais: dados da Bain & Company mostram que os profissionais que usam a IA no dia a dia têm um aumento de até 50% na produtividade.
Com a automação de tarefas, as pessoas podem dedicar suas habilidades, tempo e conhecimento para outras demandas mais estratégicas, como a otimização das campanhas publicitárias, com análise em tempo real, a IA pode ajustar campanhas para maximizar o ROI; criação de conteúdo, desde e-mails, landing pages, ads, postagens em redes sociais.
Além de otimizar processos, a IA permite que os profissionais possam cada vez fazer melhor. A IA pode ser usada para analisar grandes volumes de dados, identificar tendências e oportunidades, reunir insights valiosos, e tornar as estratégias de negócios, marketing e vendas mais embasadas e eficazes. Isso pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões e melhorar seus resultados.
A IA também reúne vantagens para uma experiência mais personalizada. Por meio da segmentação, é possível realizar análise preditiva de comportamentos e tendências para fornecer as melhores recomendações. Utilizando ChatBots e Assistentes Virtuais, os profissionais podem se relacionar com clientes de forma mais significativa.
Em suma, estamos em um momento de inflexão da Inteligência Artificial, que ainda é um campo vasto e diversificado. Entretanto, são incontestáveis os atributos da Inteligência Artificial e é inegável que essa é a oportunidade para quem deseja se destacar no mercado de Marketing e Vendas, desbravar o real potencial dessa ferramenta e navegar em resultados mais profundos de maneira prática.
*Zachary Fox, Diretor Sênior de Marketing da RD Station