Dezembro acaba de começar e as compras para o Natal já ocupam um espaço luxuoso na mente dos brasileiros. E não estamos falando apenas dos típicos presentes que caracterizam a ocasião: as decorações para a casa, por exemplo, são a parte favorita de 41% dos entrevistados pelo Instituto QualiBest, que realizou um estudo para entender os gostos e as tendências que deverão caracterizar o Natal neste ano.

Para 36% dos respondentes, a melhor parte do Natal é a definição do cardápio das ceias. Neste recorte, 65% dos entrevistados disseram que as sobremesas elaboradas são essenciais para a celebração, bem como os tradicionais panetones e chocotones (65%) e as aves assadas (64%).

A troca de presentes foi citada como a melhor parte do Natal por 28% dos entrevistados. Metade dos entrevistados afirmaram que costumam comprar presentes para a ocasião, sendo que os pais (69%), companheiros(as) (52%) e irmãos (51%) são os mais presenteados. 69% dos entrevistados estipulam um valor máximo para gastar com cada presente, sendo que 86% pretendem gastar até R$ 100,00.

Entre os presentes mais comuns para os adultos estão as roupas, bolsas e acessórios (73%), perfumes e cosméticos (65%) e chocolates (61%) Já para as crianças, as categorias de presentes mais comuns são os brinquedos comuns (69%), brinquedos educativos (57%) e, finalmente, roupas, bolsas e acessórios (56%).

Sobre os períodos ideais para as compras de Natal, os artigos de decoração para as festividades (63%) e as roupas utilizadas na data são comprados com pelo menos 15 dias de antecedência por 63% e 52% dos consumidores, respectivamente. Já os alimentos e as bebidas para as ceias são deixadas para a última hora por 56% e 51% dos consumidores.

Segundo Fábia Duarte, Gerente de Atendimento e Planejamento do Instituto QualiBest, famílias com filhos costumam planejar e se envolver mais nos preparativos para essa época festiva, reforçando as tradições das decorações da casa com árvores e luzes de Natal, troca de presentes e as ceias com comidas típicas da época.

Leia também: O Boticário lança campanha de Natal pautada pela valorização das relações humanas

https://www.mundodomarketing.com.br/82-dos-consumidores-planejam-bem-as-compras-de-vestuario-antes-de-efetua-las/