Danoninho apresenta nova identidade visual Bruno Mello 13 de maio de 2024

Danoninho apresenta nova identidade visual

         

Escritório de design carioca responsável pela nova identidade visual do produto conta quais foram essas mudanças

Danoninho apresenta nova identidade visual
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A Danoninho está de cara nova e apresenta novos elementos mais modernos e relacionados à proposta da marca atualmente. Lilian Raco, sócia-diretora do Cravo Ofício, escritório de design carioca responsável pela atualização dessa identidade visual, explica que a Danone entendeu que a versão antiga já estava no mercado há tempo suficiente e não cumpria mais a promessa que prometia em sua integridade.

Ela explica que foram feitos análises nos elementos da marca, tendo a estratégia do Danoninho e as mais recentes embalagens desenvolvidas pela Bendito Design como ponto de partida para sugerir quais elementos seriam atualizados e quais sairiam para outros serem criados. “Equalizamos todos os que foram aproveitados da linguagem antiga, criamos novos e desenvolvemos a estratégia de uso do sistema. Tudo isso foi posto em um manual, com as regras de uso e exemplos de aplicação que inauguram esse novo repertório visual”, explica Lilian.

No último ano, o cliente solicitou ao escritório carioca que expandisse a identidade visual do Danoninho. A Head Global de Design da Danone, Cristiana Grether, diz que a aposta era em um entendimento simples. “Danoninho já tinha elementos de marca bem bacanas e conhecidos. Ainda assim, a marca parecia inconsistente pelo mundo. Nosso desafio era criar um guideline eficiente e simples de entender”, pontua Cristiana.

Para isso, ela explica que não deveria haver uma ruptura, mas uma evolução da identidade para adequá-la ao momento da marca. A nova identidade deveria oferecer consistência entre os pontos de contato, mas que pudesse ser flexível o suficiente para funcionar em todos os países onde o produto está presente.

Com isso, uma importante mudança sugerida pelo Cravo Ofício foi repensar o papel do Dino, mascote da marca, na comunicação do produto, com mais protagonismo ao personagem, junto ao visual clean inspirado pelas novas embalagens.

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Lilian explica que o personagem foi evoluindo ao longo dos anos, passou por diversas transformações e naturalmente caminhou para uma versão mais humanizada e próxima das crianças. “Neste projeto, definimos esse gigantismo do Dino, além do novo traço e diretrizes para as ilustrações. A abordagem central foi criar uma forte presença da cor principal, que no Brasil é o vermelho, gerando um bloco no ponto de venda. Essa estratégia foi escolhida para fortalecer a identificação, por meio de uma cor única da marca, em vez de privilegiar as colorações dos sabores, o que poderia diluir o impacto visual”, comentou.

A nova “roupagem” de Danoninho será utilizada em todos os 38 países em que a marca está presente, com diferentes nomes pelo mundo: Danonino (países de língua espanhola como Argentina, México e Espanha, além de França, Portugal etc), Danino (Canadá), Danito (Itália), FruchtZwerg (Alemanha, Eslovênia e Áustria), Danoontje (Holanda), Danonki (Turquia), dentre outros.

danoninho em outros países

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Jaime Troiano - Clube Mundo do Marketing


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