Cada vez mais dinâmico, o mercado de trabalho impõe, todos os dias, novas situações e desafios aos colaboradores dos mais diversos setores. Nesse cenário de mudanças, extrapola-se a já conhecida importância da constante atualização profissional – afinal, algumas das competências e habilidades que estavam em alta há 10 anos já podem ser consideradas defasadas atualmente. Diante desta necessidade, muitos podem se perder na tentativa de definir quais competências devem ser aprimoradas ou aprendidas.

Para auxiliar a decisão dos profissionais, o estudo Marketing em Foco, desenvolvido pela Cortex em parceria com o Mundo do Marketing, mapeou as 10 habilidades mais buscadas por empregadores. O ranking é baseado no relatório “Futuro do Trabalho”, divulgado no Fórum Econômico Mundial em 2020, que listou habilidades que devem estar em alta até 2025.

As habilidades mais buscadas são:

1. Inovação
2. Criatividade
3. Programação
4. Liderança
5. Negociação
6. Flexibilidade
7. Resiliência
8. Experiência do usuário
9. Resolução de problemas
10. Foco no cliente

O ranking evidencia a necessidade de desenvolvimento de competências tanto técnicas quanto emocionais. Embora possam ser aprendidas e assimiladas a partir de estudos autodidatas ou experiências profissionais, a posse de certificados que garantam o aprendizado de tais habilidades aumenta as chances de contratação.

Algumas certificações relevantes para os profissionais interessados nas áreas de Marketing e Comunicação são: Facebook Blueprint, RD Station Marketing, Certificado Google e Certificado Meta. Na data da realização, o estudo Marketing em Foco detectou 1.215 vagas que exigiam alguma dessas certificações.

Clique aqui e acesse a íntegra do estudo Marketing em Foco.

Já possui os certificados e as competências em alta no mercado? Então, você está quase pronto para se tornar um CMO de elite. Baixe e leia o material 10 Softs Skills Obrigatórias ao CMO, preparado pelo Mundo do Marketing, para estar totalmente apto.