Sair do ponto de vista da indústria e estar mais próximo do consumidor entendendo seus anseios – algo muito falado na cultua do consumidor 5.0 e que a BIC põe em prática em 2023. Nas campanhas desse ano, a empresa dá voz e protagonismo aos clientes e reforça toda a história que a empresa criou ao longo dos anos.

De ativações em shoppings a promoções, a BIC busca compreender o que anseia seu público-alvo para que possa construir um futuro com resultados cada vez mais assertivos e atendendo da melhor forma. Um exemplo foi a ativação em um stand personalizado no Shopping Cidade São Paulo, onde centenas de pessoas manifestaram com caneta BIC e papel suas histórias e expressões artísticas.

Este movimento é resultado de uma ação de brand experience realizada pela BIC em parceria com a agência MKT House. A iniciativa propõe uma reflexão sobre a importância da escrita na era digital e celebra essa forma de expressão. A ação contou com a participação ativa de um público bastante diverso – foram colhidas expressões de crianças que fizeram a sua contribuição criando lindos desenhos e deixando recados para a cidade, até histórias de vida de pessoas que estão na melhor idade, que relembraram seus momentos com a marca.

“ Uma de nossas principais premissas é oferecer cada vez mais um portfólio completo e diferenciado, por isso, investimos constantemente em pesquisas de monitoramento de mercado para acompanhar tendências, hábitos de consumo e necessidades dos consumidores. Acompanhando as movimentações de mercado, acreditamos que as tendências em produtos serão direcionadas a Expressão Humana, Arte e Criatividade”, contou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Confira a entrevista na íntegra.

 

Mundo do Marketing – Todo ano a BIC traz um mote para sua campanha anual. A deste ano, na volta às aulas é “Vamos Escrever o Futuro Juntos”. De onde surgiu a ideia e o que ela busca transmitir?

Rodrigo Iasi: Nós aproximamos a relação entre BIC e o consumidor final. Chegamos a este mote entendendo os motivadores do nosso público para este momento do ano e foi aí que enxergamos a oportunidade de conexão emocional entre a marca, produtos e educação, que é um pilar superimportante para a BIC. Quando falamos da escrita, ela é algo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor, em diversas fases da vida. Este elo educacional foi o ponto principal de nossa campanha de Volta às Aulas 2023.

A campanha geral segue a temática “Tudo Começa com Papel e BIC”, que tem como objetivo mostrar para o consumidor os benefícios da escrita com a caneta, de como este processo de estudo melhora com o exercício de anotação, e como os sonhos e planejamentos sempre começam com uma caneta e papel. No ar durante todo o ano e com cobertura nacional, a campanha apresenta, ainda, um time de influenciadores para gerar conexões diretas com os estudantes, os acompanhando desde a volta às aulas até às preparações para a época dos vestibulares e ENEM.

Além dos influenciadores digitais, a BIC traz para o time a figura do “educador influenciador”. O objetivo é se fazer presente durante toda a jornada do estudante, criando conteúdos educativos, explorados de maneira criativa, divertida e didática, sempre conectando ao mote da campanha. Este pilar educacional foi pensado para trazer, de forma embasada, as mensagens e conteúdos que são difundidos pelos influenciadores, mas oferecendo para o estudante real significado com seu período de estudos e aprendizado. Assim, nomes como Débora Aladim e o Profº João, que conversam com diferentes áreas de estudos, vão dialogar com pesos e tons diferentes, mas oferecendo conteúdo com credibilidade e viés científico e educacional.

Outra super novidade deste 2023 foi a ativação do projeto ‘Tudo Começa Com uma Inspiração e BIC na Mão’, que coletou histórias de consumidores com a caneta BIC nos dias 21 e 22 de janeiro, em um estande personalizado montado no Shopping Cidade São Paulo, na região da Avenida Paulista. Por lá, os consumidores puderam usar e abusar da criatividade para contar sua relação com SP, a marca e, por meio de papel e caneta, registrar todas estas declarações. Como forma de homenagear a cidade e criar vínculos emocionais com os consumidores, BIC projetou algumas destas manifestações em prédios tradicionais e conhecido dos moradores de São Paulo. Esta projeção aconteceu nos dias 1 e 2 de fevereiro e foi muito emocionante ver desenhos, poemas, versos, mensagens de força e empoderamento projetadas na noite paulistana.

 

Mundo do Marketing – Essa relação da BIC com os consumidores será comunicada de que forma e como será esse trabalho em termos de mídia?

Rodrigo Iasi: Para a campanha 2023, a BIC apostou na continuidade e com consistência na comunicação do tema “Tudo Começa com Papel e BIC” e apostou em uma execução exclusivamente digital, mirando na geração Z e trazendo assets que essa faixa geracional consome. As mais variadas ativações contam com diversos influenciadores envolvidos e tem como objetivo relacionar os produtos BIC com a educação, aprendizado e o estímulo direto para a criatividade.

Como em todos os anos, a empresa apresenta produtos que acompanham as tendências e inovações dentro da educação, do design e que sejam capazes de auxiliar o aprendizado e o crescimento dos alunos. Para a categoria de canetas, a BIC segue com plano de mídia 100% digital e com influenciadores, para acompanhar a jornada do estudante. Dentro deste planejamento, temos um recorte especial e dedicado para o sortimento de produtos que chamamos de Cores e Sentimentos. Além de oferecer produtos coloridos e cheio de personalidade, temos um hotsite dedicado a mostrar como as cores têm um significado próprio e são capazes de nos ajudar a manifestar diferentes sensações. BIC quer incentivar que, cada vez mais, os consumidores podem se expressar e nada melhor do que usar as cores para isso.

Já a partir de julho de 2023, nossa força de ativação segue com ações que são voltadas para a preparação para o período dos vestibulares e o ENEM. Para esta etapa, reforçamos nossas parcerias com o projeto “Acelere no Enem” e “New School”. Além disso, teremos uma super ativação na Bienal do Rio de Janeiro.

Para a categoria de colorir, que envolvem os produtos como lápis de cor, giz de cera e canetinhas hidrográficas, mantemos no ar o blog O Poder das Cores aquecido com atividades, matérias, e-books e newsletters, voltadas a auxiliar pais e professores no dia a dia com as crianças.

Para a categoria de Arte e Criatividade, o plano de mídia vai dar visibilidade para toda a linha Intensity e o uso de marcadores. Diversos influenciadores vão nos ajudar a mostrar ao consumidor as mais variadas possibilidades de uso de nossos produtos. Além disso, temos uma landing page repleta de informações, vídeos e explicações sobre o portfólio da linha de Arte e Criatividade para educar e ajudar o consumidor a escolher o melhor produto para sua necessidade.

Fechamos com a marca Jansport uma collab exclusiva para este período de Volta às Aulas, onde os consumidores podem comprar duas versões de mochila em P&B e personalizar como a criatividade mandar! A mochila acompanha um jogo de seis cores de marcadores permanentes da linha Intensity.

 

Mundo do Marketing – Qual a expectativa para a volta às aulas desse ano? O que você percebe mudar do ano passado para esse ano?

Rodrigo Iasi: Nossa expectativa é que o mercado continue crescendo, e esse é o fator mais importante pois, com o mercado crescendo, todo mundo ganha. A BIC é marca TOP of Mind do setor e esperamos seguir cada vez mais presentes nas vidas e conquistas dos nossos consumidores. Uma de nossas principais premissas é oferecer cada vez mais um portfólio completo e diferenciado, por isso, investimos constantemente em pesquisas de monitoramento de mercado para acompanhar tendências, hábitos de consumo e necessidades dos consumidores. Acompanhando as movimentações de mercado, acreditamos que as tendências em produtos serão direcionadas a Expressão Humana, Arte e Criatividade.

 

Mundo do Marketing – As vendas online ainda continuam no radar de vocês? Quais as estratégias no digital?

Rodrigo Iasi: A BIC considera o canal de e-commerce como um local super estratégico, onde seguimos investindo e conquistando espaço a cada ano. O Mundo BIC é nosso canal de vendas oficial e oferece aos consumidores a linha completa de produtos, com entrega para todo o Brasil.

Além disso, temos com outros clientes – como Amazon e Kalunga – espaços marketplace exclusivos, onde realizamos promoções de itens exclusivos para estimular o consumo. Seguimos crescendo em comparação ao ano anterior também neste canal.

A BIC continuará investindo nos e-commerces, que são canais muito utilizados pelos consumidores, que vem mudando seu hábito de compra cada vez mais, ainda impulsionado pelo período de pandemia e as novas rotinas que foram sendo criadas pelo isolamento à época.

 

Mundo do Marketing – Como estão as ações em PDV para 2023?

Rodrigo Iasi: Um dos principais pilares da BIC é o relacionamento com o cliente, logo, é extremamente necessário nos adaptarmos à cada perfil em seu determinado espaço. Dito isso, investimos nos diversos meios de contato para seguirmos apoiando e comunicando a campanha “Tudo Começa com Papel e BIC”. Para isso, temos uma comunicação específica para cada tipo de ativação no ponto de venda, com o uso de displays em formatos diferenciados, como um modelo que imita um ônibus, gondolas personalizadas, banners, expositores e outras peças.

Temos nosso portal, o nosso e-commerce e, em cada um deles, as peças são trabalhadas pensada em cada um dos públicos, que acabam sendo diferentes. As redes sociais e e-commerces, por exemplo, que ganham um foco maior em atingir a GenZ.

Seguimos, até 31 de março, com uma ação especial de Volta às Aulas direcionada para PDV, que á a PROMOÇÃO VOLTA ÀS AULAS BIC, com cashback e sorteio. Na compra de qualquer produto de BIC Papelaria, o participante receberá de volta 50% do valor gasto em produtos selecionados. Os participantes ainda irão ganhar um número da sorte a cada produto comprado e poderão concorrer a um prêmio final no valor de 20 mil reais.

 

Mundo do Marketing – Quais novidades temos nas linhas de volta às aulas? O que podemos esperar ao longo do ano?

Rodrigo Iasi: O período de Volta às Aulas é o principal momento de BIC quando o assunto é conexão e sinergia com nossos consumidores. E acontece em especial com um público muito forte e importante, que são as crianças, adolescentes e os vestibulandos. Apresentamos lançamentos de produtos e novidades da marca pensadas sempre em atender essa categoria. Eles são pensados e estudados estrategicamente para atender todas as necessidades de consumo dos estudantes. Além disso, realizamos diversas ativações ao longo do ano que são conectadas com os produtos.

Falando diretamente sobre lançamentos, acredito que a coleção Cores e Sentimentos, uma cartela com 10 canetas esferográficas que incentiva a expressão de emoções de forma colorida, e os marcadores Dual Tip sejam dois exemplos do que vai ser tendência no mercado.

Levando em consideração itens que fazem sucesso – e o que se adapta ao gosto do consumidor, nós criamos o Kit Metálico (que vem com uma caneta BIC 4 Cores com corpo metálico + duas BIC Cristal Celebration, uma prata e uma dourada), que agrada muito a nova geração, responsável por trazer de volta esse toque despojado e o detalhe metalizado em diversos produtos de consumo, como maquiagens, acessórios, roupas, entre outros.

Ainda para este momento de Volta às Aulas, criamos os práticos Kits Escolares, que são ideais para todo o início do ano letivo, pois atendem aos pais de forma prática e facilitam para que o momento de compra seja menos estressante e se torne gostoso e leve.

 

Mundo do Marketing – Estão planejando alguma grande campanha para o ano, patrocínio ou apoio?

Rodrigo Iasi: Especialmente na primeira semana de fevereiro realizamos a ação “Tudo Começa com Uma Inspiração e BIC na Mão”. Ela teve como objetivo reforçar o amor e conexão com a escrita, com papel e caneta, coletando histórias dos consumidores e sua relação com a caneta BIC. Essas manifestações artísticas aconteceram por meio de desenhos, um poema ou uma história que pudesse ser relembrada.

Para esta ação, BIC montou em estande personalizado no Shopping Cidade São Paulo, na região da Avenida Paulista para que os consumidores pudessem usar e abusar da criatividade para contar sua relação com SP, com a marca e, por meio de papel e caneta, registrar todas estas declarações. Nos dias 1 e 2 de fevereiro, nós projetamos essas manifestações nos principais prédios de SP e foi super emocionante ver os desenhos, poemas, versos, mensagens de força e empoderamento projetadas na noite paulistana.

Estamos muito ansiosos para continuar a compartilhar histórias e realizar campanhas durante todo o ano, com foco em nossos clientes e com algumas parcerias, ainda teremos muitas novidades para mostrar em 2023. Entre elas, podemos destacar o Acelere no ENEM (plataforma que oferece, de forma gratuita, ferramentas para facilitar os estudos preparatórios para o ENEM, com simulados e provas), a startup New School (que impulsiona a educação para jovens periféricos), a collab com a Jansport (com a criação de dois modelos de mochilas totalmente personalizáveis e que acompanha um kit de marcadores permanentes da linha Intensity) e, ainda, a participação que teremos na Bienal do RJ.

 

Mundo do Marketing – Analisando o cenário econômico e político brasileiros e esse período mais tranquilo em relação à pandemia, você acredita que o mercado de papelaria tende a crescer? Qual a expectativa para os próximos anos?

Rodrigo Iasi: Estamos confiantes de que o mercado está voltando a patamares pré-pandêmicos e tem se mostrado bastante aquecido, principalmente com o retorno das aulas presenciais (situação que não tivemos com totalidade em 2022).

 

Leia também: 4 características que uma marca deve ter para atrair o público da geração Z