BBB como plataforma de exposição de marca Bruno Mello 22 de abril de 2024

BBB como plataforma de exposição de marca

         

Tatiana Schuchovsky Reichmann analisa resultados e estratégia da Ademicom durante o reality show em 2024

BBB como plataforma de exposição de marca
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Com uma audiência média de 30 pontos, o BBB vem ao longo de sua trajetória conquistando cada vez mais empresas, que desejam construir e ampliar suas marcas, impactando milhões de pessoas. Seja você um fã ou um hater do programa, com certeza já se viu participando de um diálogo a respeito do reality, o que mostra que, de alguma maneira, você foi alcançado pelo tema.

Além de ser um sucesso de entretenimento, a atração também é um grande negócio de marketing. A edição deste ano, inclusive, estabeleceu um novo recorde tendo 20 marcas patrocinadoras e gerando um faturamento que ultrapassa R$ 1 bilhão.

Mas afinal, o que realmente move as empresas a participarem e patrocinarem este reality? Vamos começar pela aparição em rede nacional, em um dos canais de TV mais importantes do Brasil.

Durante quase três meses, as marcas ficam presentes em praticamente todos os ambientes do Big Brother Brasil. Assim, por meio de estratégias de marketing bem planejadas, é possível para as companhias ampliarem ainda mais esta visibilidade, movimentando suas redes sociais e aumentando seu reconhecimento por parte do público.

Exatamente como fizemos! Apostamos no potencial do reality junto ao consumidor e há três edições consecutivas fazemos parte da atração. No caso mais específico do BBB 24, considero que as empresas dos mais diversos setores também enxergaram na atração, uma oportunidade de divulgação e explicação sobre o seu segmento e produtos. No nosso caso, o consórcio.

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Vale lembrar ainda que, dentro da casa do BBB, alguns tipos de ações têm chances de repercutir mais do que outras. Uma pesquisa realizada pela Stilingue, que avaliou o primeiro mês do programa, mostrou que empresas que patrocinam as provas são as que acabam conquistando maior destaque nas redes sociais. Por participarmos do programa desde 2022, conseguimos mostrar a mecânica do consórcio e reforçar que o produto pode ser visto tanto como crédito quanto investimento. Isso sem contar com o objetivo principal, que é apresentar aos brasileiros todas as possibilidades desta modalidade de crédito.

Outro item importante para o investimento das empresas no BBB é a questão da credibilidade oferecida a partir do programa. Dados de uma pesquisa realizada pela Globo, em 2023, destacaram o impacto positivo gerado para as marcas patrocinadoras, mostrando que 60% dos telespectadores procuram mais informações sobre os patrocinadores após vê-los no reality; a recomendação das marcas aumenta 80% após sua participação; a intenção de compra em relação às empresas patrocinadoras cresce em 81% e que 70% dos entrevistados acreditam que as marcas presentes nos realities possuem mais confiabilidade. Tais números mostram mais do que a eficácia do BBB em ajudar a ampliar as fronteiras das empresas, tornando-as mais conhecidas nacionalmente, quebrando as barreiras do regional.

Durante nossa primeira ação de conteúdo neste ano dentro do BBB, com a Prova do Anjo, alcançamos mais de 13k de menções nas redes sociais, com o dobro de views nos stories da marca. Também foram registradas 19% mais simulações únicas em nosso site do que as contabilizadas na prova do líder de 2022, sendo que a ação deste ano foi uma prova gravada com apenas 20% do tempo de exposição da primeira aparição.

Toda esta ação faz parte de um investimento contínuo em ações de marketing, com o objetivo de fortalecer e consolidar nossa companhia nacionalmente, aumentando a visibilidade do consórcio. Para nós, trata-se de uma iniciativa estratégica, que nos traz um grande retorno de recall de marca – 49% dos nossos novos clientes dizem que o patrocínio e as ações da empresa no BBB influenciaram na contratação do produto – além de passar a mensagem de que somos a maior especialista em nosso segmento no Brasil, com 33 anos de atuação e um longo caminho a ser trilhado em busca da realização dos planos de nossos clientes.

*Tatiana Schuchovsky Reichmann é CEO da Ademicon.


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