As soft skills mais valiosas para profissionais de Marketing em 2023 Bruno Mello 9 de maio de 2023

As soft skills mais valiosas para profissionais de Marketing em 2023

         

Adaptabilidade, criatividade e inteligência emocional estão entre principais pontos

As soft skills mais valiosas para profissionais de Marketing em 2023
Publicidade

Assim como em todas as áreas, o marketing está em constante evolução. E para se destacar em um mercado competitivo, os profissionais de marketing precisam ir além das habilidades técnicas. Além do conhecimento em estratégias de marketing, o profissional do futuro precisa desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que os ajudem a se adaptar às mudanças, pensar em soluções criativas e lidar com pessoas de forma eficaz.

Por isso, para 2023 acredito que existem três soft skills especialmente valiosas: adaptabilidade, criatividade e inteligência emocional. A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar e se moldar às mudanças do ambiente de trabalho. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de se adaptar rapidamente a novas situações, abordagens e estratégias, e estar dispostos a aprender e se atualizar constantemente. Isso envolve estar aberto a novas ideias, ser flexível em relação a mudanças de plano e ser capaz de lidar com a ambiguidade.

Outra soft skill crucial para os profissionais de marketing é a criatividade, que envolve a capacidade de gerar ideias originais e inovadoras, e que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing precisam ser capazes de pensar de forma inventiva, criar soluções inovadoras e encontrar maneiras criativas de alcançar e envolver o público-alvo.

A inteligência emocional é outra soft skill valiosa para os profissionais de marketing, principalmente nos tempos atuais, onde é sabido que a pandemia e a vida corrida afetaram tanto essa frente. Ela nada mais é que a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros. No campo do marketing, onde o relacionamento com o cliente é fundamental, a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes, lidar com feedbacks e construir relacionamentos positivos com os clientes.

Além dessas três soft skills principais, outras habilidades comportamentais também serão valiosas para estes profissionais, como, por exemplo, a habilidade de manter uma comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, além da capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com colegas de diferentes áreas e backgrounds, uma vez que o marketing muitas vezes envolve trabalho em equipe e projetos interdisciplinares.

Publicidade

Acredito também que a habilidade de análise de dados e a interpretação de insights será cada vez mais relevante, pois com o uso recorrente de dados no marketing e o impacto das IAs nessa área, os profissionais precisam ser capazes de coletar, analisar e interpretar dados para obter informações valiosas sobre o desempenho de suas estratégias e fazer decisões informadas, e também aliar as novas tecnologias a esse processo.

Por fim, a habilidade de se manter atualizado com as tendências do mercado e as mudanças na indústria de marketing também é um atributo essencial, pois para trabalhar nesta área é preciso estar disposto a aprender e se atualizar constantemente para se manter relevante e eficaz em um ambiente de negócios em constante transformação.

Em um cenário de marketing dinâmico e altamente competitivo, acredito que essas são as habilidades comportamentais essenciais para que os profissionais desta área sejam capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem. Cada vez mais as empresas, como a Rocket Lab, estão priorizando profissionais mais humanos e que tenham essas soft-skills bem alinhadas com a cultura empresarial, e não olhando apenas para conhecimento técnico.

10 Softs Skills Obrigatórias

*Por Renato Bastos, diretor da Rocket Lab no Brasil


Publicidade