Apps de ofertas de supermercados passam a ser ferramenta de ESG Bruno Mello 28 de março de 2024

Apps de ofertas de supermercados passam a ser ferramenta de ESG

         

Aplicativos reduzem a demanda de papel e ajudam a reduzir o desperdício de alimentos através de promoções pontuais e atrativas para os consumidores

Apps de ofertas de supermercados passam a ser ferramenta de ESG
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Do papel aos aplicativos: a metamorfose dos meios de leitura promete trazer resultados promissores aos supermercados comprometidos com a sustentabilidade. Isso porque ao investirem em catálogos digitais, empresas do setor podem reduzir o uso de papel para a confecção das listas tradicionais e, ao mesmo tempo, trabalhar descontos e promoções pensadas para reduzir o desperdício de alimentos.

Mathias Ferraz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do agregador de promoções e ofertas Lessy, destaca que o Brasil ocupa o décimo lugar entre os países que mais desperdiçam alimentos, registrando uma perda anual de R$1,3 bilhão apenas em frutas e vegetais. O caminho para a mudança, segundo o executivo, passa pela promoção de ações e estratégias sustentáveis e amigáveis ao bolso do consumidor.

Como fazer isso? Ferraz sugere que, em vez de descartar itens desnecessariamente, essas lojas podem se unir aos aplicativos agregadores de descontos e encontrar novas maneiras de atrair clientes, oferecendo promoções em produtos que estão perto da data de validade. Na avaliação do Diretor, isso não só beneficiará economicamente os supermercados, mas também ajudará a população em geral e evitará o desperdício.

Dados de diferentes pesquisas sugerem que a estratégia pode, de fato, ser vantajosa aos supermercados. Enquanto 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa da Mindminers consideram importante combater o desperdício de alimentos no país, outros 85%, desta vez, entrevistados pela OLX, 85% afirmaram que tentam economizar dinheiro através de descontos. Adicionalmente, 57% das pessoas tendem a divulgar e recomendar um bom desconto para amigos e familiares.

Para Ferraz, a estratégia pode aumentar a visibilidade das lojas que a executam, atrair mais clientes e, claro, combater o desperdício de alimentos, alinhando a marca às diretrizes de consumo sustentável, um diferencial cada vez mais exigido pelos brasileiros.

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