Aplicativos devem apostar no Marketing de influência para atrair novos usuários Bruno Mello 4 de abril de 2023

Aplicativos devem apostar no Marketing de influência para atrair novos usuários

         

Larissa Olival, Sales Executive da Adjust, fala como os executivos devem utilizar as redes sociais para expandir alcance de suas ferramentas

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As equipes que lidam diretamente com a aquisição de usuários (UA) de aplicativos sabem que é essencial pensar além dos métodos tradicionais. Se um novo app está sendo lançado no mercado ou simplesmente é necessário aumentar o alcance de um já desenvolvido, os influenciadores podem ser a chave para encontrar novos públicos. 

Em uma pesquisa recente, 60% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo gerado por influenciadores tem um desempenho melhor e gera mais engajamento em comparação com postagens feitas por uma marca. Além disso, de acordo com dados do Statista, os brasileiros são os que mais confiam nas indicações feitas pelos influencers. Em 2022, cerca de 45% da população no Brasil já realizou uma compra após uma celebridade ou influenciador digital ter promovido um produto. Mais que o dobro dos consumidores estadunidenses. 

Portanto, não é surpresa que 75% dos profissionais de marketing pretendam alocar um orçamento significativo no marketing de influenciadores nos próximos anos. Além disso, os influencers são extremamente populares entre a Geração Z – na verdade, para eles, é a forma mais confiável de indicação e publicidade. 

Abaixo, analiso quais são as redes mais utilizadas para o marketing de influência e como criar estratégias ideais para investir neste segmento e alavancar o desempenho de aplicativos. 

Plataformas mais populares para marketing de influenciadores

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TikTok – Esta rede social aumentou rapidamente sua popularidade e se tornou um dos principais locais para o marketing de influenciadores. A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo que 50% dizem que a utilizam para ajudá-los a tomar decisões de compra. Especificamente no Brasil, são mais de 82 milhões de usuários assistindo aos vídeos da plataforma. Outro fator ainda mais convincente do status do TikTok são as altas taxas de engajamento dos influenciadores na plataforma. 

Instagram – Além de ser, em geral, a plataforma de melhor desempenho para marcas que desejam alcançar novos públicos rapidamente, o Instagram também é o melhor canal para ações sociais, com uma taxa média de engajamento de 3,2%, em comparação com 1,5% em todas as redes sociais. Além disso, 87% das marcas pretendem trabalhar com esta plataforma justamente para o marketing de influência durante 2023. Ou seja, os usuários desta plataforma são mais propensos a comentar, curtir e compartilhar o conteúdo que consomem. 

Twitch – O Twitch é outra opção popular, em que comunidades distintas são construídas em torno de streamers que interagem e conversam regularmente. Essa interação cria um sentimento de pertencimento à plataforma. Além disso, o Twitch oferece um programa de recompensas que dá aos canais menores a chance de aumentar seus perfis sendo patrocinados por parceiros em potencial. Por exemplo, as marcas podem oferecer uma recompensa para que os streamers joguem um determinado jogo por um período com uma contagem média de espectadores simultâneos necessária e definindo um valor de pagamento. 

YouTube – A plataforma de compartilhamento de vídeos é há tempos associada a campanhas de marketing de influência e permanece como um canal eficaz até hoje. Além disso, os youtubers estão conseguindo garantir uma taxa média de 50% de engajamento nos seus conteúdos.

Influenciadores menores podem criar grande impacto

Embora possa parecer intuitivo que influenciadores com grandes audiências sejam mais benéficos para as marcas, o que pode acontecer é o oposto disto. As taxas de engajamento tendem a cair com influenciadores maiores e os microinfluenciadores conseguem taxas de cliques maiores – cerca de 100 mil seguidores é um bom equilíbrio entre ambos.

No entanto, a maior chave para o sucesso quando se trata de marketing de influência é conhecer o público. Qual é a idade do usuário? Em quais plataformas ele está? Com quais influenciadores ele costuma interagir? Como você mantém o conteúdo pago autêntico e relevante?

Criar campanhas baseadas nos pontos fortes do marketing de influenciadores, como o reconhecimento da marca, o alcance efetivo de novos mercados-alvo e a construção de credibilidade e confiança poderá converter o conteúdo do influenciador em novos usuários.  

Além disso, para continuar investindo em marketing de influência, você precisa conseguir  mostrar resultados. Que podem ser analisados das seguintes formas:

3 maneiras de mensurar o retorno sobre investimento do marketing de influência

1. Examine o tráfego de referência fornecendo códigos únicos e descontos exclusivos, como os cupons que são oferecidos com o nome do influenciador. Desta forma, você pode ver exatamente quais trazem mais resultados.

2. Inclua links personalizados diretos ou deep links para coletar métricas de conversão para ver o impacto do seu marketing de influenciadores no reconhecimento da marca. 

3. Preste atenção nas menções ao nome da marca. Você pode usar o Google Trends para ver de onde vêm suas menções e se elas estão aumentando ou diminuindo. Ferramentas como o Brand24 permitem que você obtenha dados sobre suas menções e se envolva com elas de acordo. 

Ao contar com essas novas estratégias e orientações sobre como mensurar sua eficácia, chegou a hora de ir em busca do primeiro milhão de usuários para o seu app. 

*Larissa Olival – Sales Executive da Adjust


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