Amazon passa a adotar carrinhos inteligentes em lojas Amazon Fresh Bruno Mello 3 de abril de 2024

Amazon passa a adotar carrinhos inteligentes em lojas Amazon Fresh

         

Tecnologia Just Walk Out falhou em cumprir a promessa de automação e será substituída por carrinhos inteligentes para a redução das fricções do checkout

Publicidade

A tecnologia Just Walk Out, desenvolvida pela Amazon para eliminar a fricção gerada pelas filas nos caixas das unidades físicas da Amazon Fresh (como é chamada a mercearia do e-commerce) está com os dias contados na maioria dos locais onde é utilizada.

Embora pareça prática, a solução, que emprega visão computacional através de câmeras e sensores para identificar as compras dos clientes através de QR Codes e enviar a conta após a saída da loja, esbarra na necessidade de constante monitoramento para garantir a segurança do check out – um desafio que a Inteligência Artificial não pôde resolver.

Em uma tentativa de corrigir o problema, a Amazon empregou mais de mil funcionários indianos cuja função é assistir ao material filmado pelas câmeras e identificar as compras em um processo manual, completamente inverso à proposta original da tecnologia.

Agora, a gigante do e-commerce volta a apostar em tecnologia para reduzir a fricção nas unidades do Fresh com os Dash Carts, carrinhos de compra inteligentes já utilizados por outros varejistas nos Estados Unidos e na Europa.

Equipados com uma tela sensível ao toque e um sensor para o escaneamento do preço dos produtos, os carrinhos atualizam em tempo real a conta a ser paga e permite que os usuários paguem pelos itens adquiridos através de um scanner de palma para o check-out, o que elimina a necessidade de passar pelo caixa no fim da jornada.

Publicidade

A mudança acontece em meio aos planos da Amazon para expandir as lojas Amazon Fresh nos Estados Unidos, e o Just Walk Out continuará sendo utilizado em lojas menores no Reino Unido.

Leia também: 5 melhores livros sobre Inteligência Artificial, segundo os clientes da Amazon

Clube Mundo do Marketing

 


Publicidade