A importância do Marketing na automação de processos: uma dose de perspectivas para 2024 Bruno Mello 18 de janeiro de 2024

A importância do Marketing na automação de processos: uma dose de perspectivas para 2024

         

Clarissa Almeida faz previsões e afirma que a IA desempenhará um papel ainda mais proeminente na automação de Marketing

A importância do Marketing na automação de processos: uma dose de perspectivas para 2024
Publicidade

O cenário empresarial contemporâneo testemunha uma interconexão cada vez maior entre marketing e automação de processos, moldando estratégias eficientes e impulsionando o crescimento das organizações.

Um estudo da Salesfusion mostra que 60% dos entrevistados afirmaram que a automação de marketing digital combinada com o uso de um software de CRM otimizou a comunicação entre os times comerciais e o de marketing e também resultaram em melhorias em termos de eficiência.

Dessa forma, não é de se espantar que a expectativa para a automação de marketing digital pelas empresas atinja uma marca de US$ 6,6  bilhões até 2025, segundo a KBV Research.

Afinal, a automação de processos, quando habilmente integrada às estratégias de marketing, não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também otimiza a personalização da experiência do cliente. A capacidade de coletar e analisar dados em tempo real permite a adaptação instantânea das campanhas, garantindo uma comunicação mais direcionada e relevante.

Além disso, a automação proporciona uma visão mais abrangente do funil de vendas, desde a geração de leads até a fidelização do cliente. O marketing orientado por dados, impulsionado por ferramentas de automação, capacita as empresas a compreenderem as preferências individuais dos consumidores, criando estratégias mais eficazes e construindo relacionamentos sólidos ao longo do tempo.

O que esperar em 2024

Durante este anos, espera-se que a inteligência artificial desempenhe um papel ainda mais proeminente na automação de processos de marketing.

Será muito comum que o setor de marketing adote algoritmos sofisticados  capazes de antecipar as necessidades dos consumidores, automatizando não apenas tarefas operacionais, mas também a tomada de decisões estratégicas. Isso permitirá que as empresas ofereçam experiências personalizadas em larga escala, impulsionando a satisfação do cliente.

De fato, esta é uma prioridade das marcas no decorrer de 2024. Estudos como o divulgado pela Forrester mostram que 72% das empresas dizem que melhorar a experiência do cliente é sua principal prioridade.

Mas para seguir nesse caminho, é imperativo que as organizações mantenham um equilíbrio entre a automação e a humanização do marketing. Embora a tecnologia impulsione a eficiência, a autenticidade na comunicação ainda é imprescindível.

Não tenho dúvidas que as empresas bem-sucedidas durante este ano serão aquelas que conseguirem integrar a automação de processos de marketing de forma inteligente, mantendo um toque humano nas interações.

Estamos na era da colaboração entre humanos e tecnologias. As companhias que souberem lidar com isso, certamente, estarão prontas para lidar com os desafios que teremos pela frente.

*Clarissa Almeida é Gerente de Marketing da Yank Solutions


Publicidade