74% dos consumidores desistem de comprar por excesso de publicidade, aponta Accenture Bruno Mello 10 de maio de 2024

74% dos consumidores desistem de comprar por excesso de publicidade, aponta Accenture

         

Dados do último trimestre de 2023, mostram que pessoas se sentem inundadas por opções. IA seria vantagem para empresas para melhorar toda a jornada de compra

74% dos consumidores desistem de comprar por excesso de publicidade, aponta Accenture
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O excesso de publicidade está desgastando os consumidores. É o que aponta a pesquisa “The Empowered Consumer” da Accenture, baseada em um questionário realizado com 19 mil consumidores em 12 países. Nela, 75% dos consumidores reclamam do excesso de publicidade, resultando na desistência de 74% das compras nos últimos três meses de 2023.

Além disso, a maioria das pessoas (73%) se sentem “inundadas” por muitas opções e 71% não vê nenhuma melhoria ou até aumento de tempo e esforço necessários para tomar uma decisão de compra. Tal número é composto por 41% que acham que ficou mais difícil e 30% que não veem mudanças. Outros 29% acreditam que leva menos tempo e esforço.

O relatório enfatiza a necessidade urgente das marcas aproveitarem o poder transformador da IA generativa para reduzir o ruído em torno da tomada de decisões e aumentar o envolvimento, a fidelidade e as vendas.

O papel da IA nesse momento

A IA generativa passará a ser cada vez mais essencial para quem atua com publicidade digital. Isso porque o empoderamento dos consumidores por meio dela e de outras tecnologias mudará a forma como as pessoas pensam sobre as marcas. A Accenture afirma que as empresas podem fazer mudanças fundamentais nas etapas de descoberta, conversão e fidelidade para reinventar o processo de tomada de decisão, as relações que têm com os consumidores e o papel que desempenham nas suas vidas.

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A vantagem de quem for pioneiro neste processo será especialmente importante para empresas focadas no consumidor que pretendem capturar valor da GenAI em todas as partes do negócio de forma rápida e em grande escala, como apontou Oliver Wright, Diretor-executivo e Líder Global da Prática da Indústria de Bens de Consumo e Serviços da Accenture.

Wright espera que nos próximos três anos a adoção dessas tecnologias GenAI pelos consumidores gere a reconsideração sobre o que e como eles decidem comprar, a partir de costumes observados por décadas. Isso porque os consumidores estão dizendo que utilizarão soluções conversacionais GenAI para os ajudar a pesquisar e comprar produtos e experiências, e estas ferramentas irão ultrapassar as mensagens tradicionais de vendas e Marketing que, até então, têm sido modelo dominante no consumo.

“Esta será provavelmente a maior oportunidade de ganhar ou perder participação de mercado que as empresas de consumo viram na memória recente”, afirmou.

A Accenture observou, com base em conversas com executivos de todos os setores, que os consumidores estão no caminho certo para adotar orientadores alimentados por IA generativa de forma rápida e em grande escala ao longo dos próximos dois anos. Na verdade, metade (51%) dos respondentes disseram estar abertos ao uso de soluções de IA conversacional.

Como melhorar experiência e relacionamento com os consumidores

Acertar os princípios básicos continua sendo um desafio quando se trata de oferecer experiências de compra que façam com que os consumidores voltem. A pesquisa descobriu que, embora 62% consumidores considerem alguma parte da experiência de compra divertida ou emocionante, um número semelhante (63%) sentiu-se frustrado e desapontado porque o produto que desejam comprar está esgotado.

Jill Standish, Diretor-executivo e Líder Global da Prática de Varejo da Accenture afirmou que  “quando se trata de inspiração e descoberta de produtos, os consumidores estão programados para interações mais naturais, conversacionais e entre humanos”. Ele reforça que a GenAI oferece a oportunidade de visualizar toda a jornada de compra, desde a inspiração, até a idealização e a transação, como parte de uma conversa única, contínua e natural.

Para os varejistas, ele indica que a GenAI oferece a oportunidade de manter o consumidor dentro de sua experiência de marca, vinculando recomendações de produtos em estoque e prontos para serem adicionados ao carrinho de compras, além da chance de obter mais informações sobre sua base de clientes existente para programas de fidelidade e oportunidades de upsell.

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