73,9% dos brasileiros jogam games eletrônicos e o smartphone é a plataforma da moda Bruno Mello 28 de fevereiro de 2024

73,9% dos brasileiros jogam games eletrônicos e o smartphone é a plataforma da moda

         

Pesquisa Gamer Brasil aponta o papel dos jogos eletrônicos como plataformas de motivação, socialização e identidade

73,9% dos brasileiros jogam games eletrônicos e o smartphone é a plataforma da moda
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O Brasil é cada vez mais gamer. Em 2024, quase 74% da população nacional joga algum tipo de jogo eletrônico, um aumento de 3,8% em relação ao ano passado, conforme indicam os dados coletados pela Pesquisa Game Brasil 2024. Boa parte deste crescimento passa pela possibilidade de jogar nos smartphones: o fácil acesso a uma ampla oferta de jogos e a mobilidade oferecida pelos aparelhos fazem dos celulares os preferidos de 48,8% dos jogadores brasileiros.

A título de comparação, plataformas historicamente mais tradicionais, como os PCs e os consoles, ficam bem atrás dos smartphones, com 22,6% e 21,7% da fatia de preferência dos gamers, respectivamente. Cabe destacar que os PCs, categoria que inclui desktops e notebooks, cresceu mais de 3% nas menções de plataformas mais utilizadas no país entre 2023 e 2024.

Segundo Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM, os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual elas se orgulham. Nesse sentido, 82,4% dos respondentes disseram já ter feito amizade com alguém durante uma partida na internet.

Quem está jogando?

A pesquisa destaca que 85,4% dos entrevistados enxergam os games como uma de suas principais formas de diversão. Para Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM, isso evidencia a crescente importância dos jogos eletrônicos, que assumem um importante papel como plataformas de motivação, socialização e identidade. Não por acaso, 70,8% dos jogadores exibem com orgulho o nome dos seus times, clãs ou guildas, reforçando a questão de identidade e envolvimento.

A PGB aponta, também, que nos últimos anos, as mulheres têm sido dominantes no consumo de jogos eletrônicos, principalmente devido à presença significativa nos smartphones. Embora os homens tenham se tornado a maioria no ano passado (53,8%), os números se igualaram tecnicamente neste ano, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

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Em relação à idade, os dados indicam um envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%; e de 35 a 39 anos, com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos.

Por outro lado, analisando os hábitos de jogo de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a PGB descobriu que 82,8% dos membros deste grupo jogam jogos eletrônicos, o que evidencia a popularidade do entretenimento entre faixas etárias mais jovens. Isso oferece uma oportunidade para momentos em família: 73,4% dos pais se envolvem nas sessões de jogatina dos filhos, juntando-se a eles em inúmeras oportunidades.

Leia também: Como as marcas não-endêmicas podem ganhar espaço no universo dos games

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