Estatisticamente, altas são as chances de que as marcas que investiram em produções audiovisuais em 2023 tenham obtido retornos bastante significativos. Isso porque os vídeos são consumidos por 98% dos brasileiros, conforme aponta uma pesquisa divulgada pela Kantar IBOPE Media, e o mercado oferece bons cases de empresas que se saíram bem nessa modalidade.

Das produções audiovisuais longas, como filmes, séries e documentários, até as mais curtas, como as que ebulem as principais redes sociais modernas, os conteúdos se configuram como uma estratégia para marcas de todos os setores e tamanhos em busca de melhores resultados e novos públicos, uma realidade que deve ser extrapolada em 2024

Porém, diante da diversidade de canais e plataformas, as organizações devem superar o desafio de encontrar o próprio tom. Pensando nisso, a produtora thanks for sharing listou 7 tendências para comunicação audiovisual corporativa para o ano que vem:

Estratégias pautadas em dados

Investir em dados e na análise das informações fornecidas por eles são pilares essenciais não somente para a produção de conteúdo direcionado a audiências específicas com mais assertividade, mas também para avaliar as campanhas já realizadas e emitir relatórios de desempenho para melhorar os dados obtidos e, consequentemente, os resultados finais.

Criação de experiências

Cada vez mais, empresas apostam na união do mundo físico ao digital para criar experiências. Para Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing, este exercício é particularmente importante para que as marcas possam criar uma conexão mais intensa com os consumidores. Nesse sentido, as estratégias de Marketing Digital devem se complementar com ações no mundo físico, criando experiências integradas para o público.

Foco no usuário

Tendência relacionada à criação de experiências, o foco no usuário envolve o entendimento de que a UX (experiência do usuário) é uma peça fundamental em todas as estratégias. Na mesma linha, o UX Design e o UX Writing possuem papéis importantes para garantir uma jornada satisfatória, proporcionando personalização e solução de problemas aos clientes.

Hiperpersonalização

Mais do que personalização, já se fala sobre hiperpersonalização como uma ferramenta eficaz para aumentar a conversão de clientes. Para a tendência, a inteligência artificial pode auxiliar a processar grandes volumes de dados, otimizando fluxos e entregas. Neste caso, o relacionamento humano entre empresas e clientes também é essencial para a personalização de conteúdos.

Utilização de Inteligência Artificial

A IA Generativa, como o como ChatGPT, auxilia no processamento de linguagem natural (NLP), oferecendo rapidez em tarefas como briefing, revisão de textos, transcrição e resumo de legendas. Cyrineu adverte, porém, que ao mesmo tempo em que a automação é valiosa para otimizar fluxos de trabalho, é preciso tomar cuidado com o uso excessivo da IA e sempre combinar o uso desta tecnologia ao conhecimento humano.

Marketing de conteúdo e de influenciadores

Com o surgimento de novas redes sociais, as oportunidades para criar conteúdos relevantes estão cada vez mais possíveis – e mais desafiadores. Assim, faz-se necessário investir em formatos de conteúdos como e-books e conteúdos de interação com o público para fortalecer o engajamento e a identificação com a marca. Uma das maneiras de promover interações mais significativas é o Marketing de influência, impulsionado pela confiança depositada pelos consumidores em seus influencers favoritos, que tornam recomendações mais autênticas e confiáveis.

Atenção a questões sociais e ambientais

Empresas que atuam com consciência social fortalecem seu propósito e sua atuação frente a colaboradores, fornecedores e clientes. A postura também retém e atrai talentos e consumidores, uma vez que essas questões têm sido um fator crítico, especialmente entre millenials e GenZ. Naturalmente, para que as empresas adotem essas causas, é preciso que o posicionamento seja autêntico para ter o impacto desejado.

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Miguel Caeiro VidMob