6 curiosidades sobre as principais marcas de chocolate Bruno Mello 7 de julho de 2023

6 curiosidades sobre as principais marcas de chocolate

         

Mondelez e MArs reúnem dados e informações sobre suas principais marcas

6 curiosidades sobre as principais marcas de chocolate
Publicidade

Nesta sexta, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, uma data dedicada a um dos alimentos mais apreciados e amados em todo o mundo. A data ficou conhecida desta maneira por marcar a chegada do produto na Europa no século 15, conhecido como Ouro Negro. O produto só se tornou popular após a Revolução Industrial e, de lá pra cá, virou um dos alimentos preferidos dos brasileiros.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a sua produção no país alcançou 511 mil toneladas em 2021. Duas das maiores fabricantes de chocolate do país, Mondelez e Mars, tem marcas famosas e queridas pelos consumidores e contaram algumas curiosidades sobre elas, em homenagem a essa data:

M&M’S

A M&M’S está entre as cinco maiores marcas de chocolate no mundo. É a primeira marca de chocolate referência de confeitos no Brasil e está entre as 10 maiores marcas de chocolate no Brasil, segundo a Nielsen.

Em 2022, a marca trouxe uma visão nova e moderna dos seus icônicos personagens, assim como uma revisão sutil de suas personalidades, reforçando a importância da auto expressão e do poder da comunidade por meio de uma narrativa. Ao todo, são sete membros no grupo: Vermelho; Laranja; Amarelo; Azul; Marrom; Verde, a mais nova integrante; e Roxa, que chegou ao Brasil no início de 2023.

Publicidade

SNICKERS

A Snickers é a barra de chocolates mais vendida no Brasil e no mundo de acordo com dados da Nielsen. Com o slogan global “Você não é você quando está com fome” e um tom bem-humorado, a marca brinca com os sintomas causados pela fome – como confusão e irritação. A solução é clara e objetiva: o produto mata sua fome.

Recentemente, a marca trouxe novos sabores locais como Snickers mousse de limão, coco, maracujá e o recente pé de moleque, que este ano, após o sucesso com o público, conquistou espaço fixo no portfólio da marca e voltou para ficar.

TWIX

O TWIX está entre as cinco maiores marcas de barras recheadas do país. Entre as suas principais características, está a peculiaridade de ser a combinação perfeita para acompanhar a pausa para um café. Inclusive, para reforçar essa combinação entre o chocolate e a bebida, a marca trouxe novamente ao portfólio o TWIX sabor cappuccino este ano, em edição limitada.

Lacta

Uma das primeiras indústrias de chocolate é brasileira, nascida há 110 anos na cidade de São Paulo como Societé Anonyme des Chocolats Suisse de S. Paulo, mas foi com o nome de Lacta que fez história no Brasil e no mundo.

Essa rica trajetória, acompanha as transformações pelas quais passou o próprio país neste mais de um século de história: de rural se tornaria urbano, de eterna promessa se confirmaria como um dos países emergentes do século 21, de exportador de cacau passaria a ser o sexto maior mercado consumidor de chocolates e possuir a maior fábrica de chocolates do mundo da Mondelëz, localizada em Curitiba.

Primeiro ovo de Páscoa: No Brasil, os ovos de chocolate aparecem apenas depois dos anos 1940, e na inserção dessa tradição, Lacta teve um papel decisivo. Foi uma das primeiras empresas de grande porte a oferecer o produto e a utilizar parreiras – estruturas de madeira acima das gôndolas, nas quais os ovos podem ser pendurados – para promover os ovos no varejo.

Já em 2005, a Lacta lança no mercado o primeiro ovo de Páscoa com um formato diferente, o Trakiovo, que imitava o desenho do biscoito Trakinas, um dos preferidos do público infantil. Depois dele, os ovos de diversos formatos fizeram novidade a cada Páscoa.

Cristais do Diamante Negro: Os característicos cristais que dissolvem por último na boca, são feitos de castanha de caju e mel. É um chocolate, que tem seu nome associado a uma pedra preciosa lapidada, tornando-o autêntico e irresistível.

Projetos especiais: A Lacta vem reforçando sua preocupação com o fornecimento de cacau de forma sustentável, e foi pensando nisso, que hoje faz parte do projeto Cocoa Life. Uma iniciativa que busca melhorar as condições de vida dos agricultores e busca a qualidade por meio de práticas sustentáveis desde o plantio até a produção.


Publicidade