Em tempos de crise hídrica, o West Shopping, no Rio de Janeiro, dá um exemplo de sustentabilidade. O polo comercial em Campo Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro, criou o projeto “West Sustentável” com o objetivo de reduzir o consumo dos três prédios da unidade e alertar os clientes, lojistas e outros empreendimentos sobre o futuro do bem natural. Em parceria com uma empresa de consultoria foram criadas ações para eliminar vazamentos, consumo irregular e estouro do pacote de água.
Nos últimos meses de 2014, diversas mudanças foram feitas como a troca de hidrômetros, revisão das tubulações com vazamentos para verificar possíveis perdas de água, diminuição de vazão de todas as descargas, mictórios e torneiras, instalação de acionadores de descarga com volumes diferentes de água para cada tipo de uso nos banheiros e um trabalho de conscientização das equipes terceirizadas para incentivar o uso consciente da água.
Nos primeiros cinco meses, o shopping obteve resultados positivos comparados ao mesmo período em 2013. Mesmo com o aumento do fluxo de veículos no shopping e aumento na tarifa da concessionária de água, em setembro de 2014, foi possível economizar 5,54% com o consumo de água. Desde o início da implantação das medidas, a economia foi de 12,30%. Outro exemplo foi a redução do consumo em metro cúbico, que em 2014 foi de 77.449,03 m³ e em 2013 foi de 83.204,21 m³, isto é, uma economia total de 6,92% de água.
Leia também: Sustentabilidade: tema inadiável nas organizações. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.