Web Analytics Association 2008 Industry Outlook
No ultimo dia 17 de janeiro, participei de um webcast realizado pela WAA (Web Analytics Association) a respeito de uma pesquisa realizada no ano passado para mostrar o que o mercado pode esperar para o ano de 2008. Apesar da maioria das informações repres
Por Redação - 22/01/2008 Blogs
Autor: Ruy Carneiro
O Webcast foi focado na apresentação dos números, e pode ser acessado no site da WAA para os interessados ( www.webanalyticsassociation.org ). A pesquisa foi realizada com mais de 500 usuários de web analytics e apresentada pelo presidente da WAA Richard Foley.
Quem eram os participantes da pesquisa?
Do total de pesquisados, 22% eram analistas, 19% trabalhavam com online marketing, 11% com marketing, 9% eram consultores, 8% eram gerentes executivos, 4,5% trabalham com search marketing, 4,5% com eCommerce e 3,6% com IT.
Entre os tipos de empresas pesquisadas, 26,4% eram agências ou consultorias, 12% eram de mídia, 7,7% de serviços financeiros, 7,1 de retail, entre outras. Como a maioria eram empresas de consultoria e digitais, este numero reflete no tamanho das empresas com 43% delas com menos de 50 funcionários, 33% entre 50 e 500 funcionários e 24% acima de 500. Destas empresas 73% estão localizadas no EUA e Canada e somente 4% na América Latina.
Educação e Treinamento
Entre os participantes, 59% tem menos de 3 anos trabalhando na área, o que vem de encontro com uma da iniciativas das empresas para este ano, a área de treinamento. Por isso somente 27% se colocam como “experts” na área e 45% como capacitados, os demais acham que estão muito verdes. Imagino que o quadro aqui no País é um bem pior o que gera oportunidades na área de educação e treinamento.
As áreas mais procuradas para o desenvolvimento de capacitação estão a medição de Web 2.0, testes A/B ou com multiváriaveis, segmentação, SEM/SEO, criar reportes customizados, gerenciamento de campanhas e conteúdo, email marketing e affiliate marketing.
O que se faz com a área de Web Analytics nas empresas?
A grande maioria das empresas utiliza o Web Analytics para otimizar as funcionalidades e conversão de clientes, analisar performance passada, analisar performance das atividades de marketing, usar como base para o redesign do site, prever retorno de campanhas futuras, realização de testes. Mas o que me chamou a atenção é que para planejamento e “budget”, somente cerca de 39% utilizam no seu dia a dia seu Web Analytics para tomar decisões.
Isto pode ser devido ao fato que 54% das empresas tem o pessoal de Marketing como responsável pela área de Web Analytics, 19% fica na área de Inteligência e 13% com a área de TI. As áreas de gerenciamento e financeira devem ter ficado incluidos nos 12% que eles chamaram de outros.
A área de TI, que no Brasil ainda é o grande responsável pela aquisição de ferramentas, na pesquisa aparece somente com 9% como responsável pela aquisição e na grande maioria dos casos entra como um suporte a decisão.
Como esta o investimento das empresas para este ano de 2008?
Quase 69% das empresas pretendem ampliar o investimento em Web Analytics, contra 30% que irão manter o investimento do ano passado e 2% que irá diminuir.
As áreas que receberão investimentos serão as de treinamento (49,3%), ferramentas complementares (43%), consultoria (38,3%), integração de dados (37%) e pessoal (35,7%). Imagino que no país não será muito diferente, com o investimento em treinamento, pessoal e consultoria para depois passarmos para o patamar de incluir ferramentas complementares e integrar estes dados ao restante da empresa.
Sobre os fornecedores de soluções
Nas empresas pesquisadas, 70% esta satisfeita com a escolha de seu Web Analytics, sendo que 48,6% possuem soluções de grande porte e 19,7% possuem ferramentas gratuitas, que conseguiram o feito de ter o menor indice de insatisfação entre os diversos tipos de fornecedores (27,7%), isto pode ser devido a maior expectativa do usuário quando ele paga uma ferramenta ou serviço.
O que mais os usuários sentem em suas soluções é a falta de analises de comportamento, customização, segmentação avançada, informações de web 2.0 (RIA, RSS, …), recomendação de “up-sell” e “cross-sell”, entre outras.
Obstáculos a serem enfrentados em 2008
As empresas apontaram como os maiores obstáculos a serem enfrentados o uso do Web Analytics como direcionador para a tomada de decisões internas das empresas (32,1%), outros obstáculos forma citados como o gerenciamento executivo (32,1%), pessoal (31,7%), treinamento (28,2%), investimento (27,8%), integração de dados (26,7%) e desenvolvimento de processo (26%).
Na parte técnica, os maiores obstáculos ficaram com a integração de soluções novas com as que já possuem (23,5%), implementação de melhores práticas (21,2%), desenvolvimento de KPI´s (17,5%), integração de sistemas (14,8%) e seleção e transição de ferramentas (13%)
Especificamente na área de KPI´s as principais métricas que deverão ser implementadas são para a mensuração de videos, conteúdo gerado pelos usuários, marketing viral, RSS, widget e mobile media, nesta ordem.
Resumindo
Mais dinheiro será gasto este ano para o desenvolvimento da área dentro das empresas, gerando a necessidade de especialização através de cursos e utilização de consultorias se torna muito importante. O crescimento da demanda por integração dos dados deverá ser um tópico quente não somente este ano, mas por um bom período. O mesmo podemos observar para as áreas que englobam a Web 2.0.
E como voce acredita que será, especificamente no Brasil? Envie seus comentários.