Walmart se une a indústria para lançar produtos sustentáveis 20 de janeiro de 2010

Walmart se une a indústria para lançar produtos sustentáveis

         

3M, Cargill, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, J&J, Nestlé, Pepsico, P&G e Unilever fazem parte do projeto

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<p>Pesos pesados da indústria acabam de lançar produtos mais sustentáveis numa inciativa do Walmart. 3M, Cargill, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Johnson&Johnson, Nestlé, Pepsico, Procter&Gamble e Unilever encararam o desafio de desenvolver produtos que trazem diferenciais de sustentabilidade que vão da redução ou alteração do tipo de embalagem e matéria-prima utilizada à diminuição no consumo de energia, água e dos resíduos sólidos gerados na produção. O projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta promoveu alterações significativas em produtos como Toddy, Matte Leão, Band-Aid, Amaciante Confort e fraudas Pampers.</p> <p>O projeto teve duração de 18 meses com suporte técnico do Centro de Tecnologia de Embalagens, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos, do governo de São Paulo. Para seduzir a indústria no desafio pela sustentabilidade, o Walmart prometeu visibilidade e exposição diferenciada dos produtos no ponto-de-venda. Conheça os produtos e como eles se tornaram menos nocivos ao meio ambiente.</p> <p><strong>Óleo Liza</strong><br /> – Redução de 26% no consumo de água;<br /> – 18% de redução no consumo de energia elétrica na produção das garrafas plásticas;<br /> – 35% de redução na quilometragem rodada por caminhões para o transporte de produtos até os centros de distribuição do Walmart Brasil por meio da otimização de viagens;<br /> – Redução de 56% no consumo de combustíveis fósseis por meio da troca de parte da matriz energética de petróleo para biomassa de origem controlada;<br /> – Uso de matéria-prima certificada pelo FSC -Conselho Brasileiro de Manejo Florestal e Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal, na produção das caixas de papelão dos produtos finais;<br /> – Redução de 10% na quantidade de matéria-prima plástica necessária para a produção das embalagens do produto;<br /> – Redução total de 40% nas emissões de gases de efeito estufa.</p> <p><strong>Pinho Sol<br /> </strong>- redução de 17% do consumo de material plástico na embalagem do produto;<br /> – embalagens com material PET 100% reciclado, sendo 90% pós-consumo e 10% pré-consumo;<br /> – Redução de 15% da gramatura da tampa com a retirada do selo de vedação, facilitando também o processo de reciclagem;<br /> – utilização de 45% de papelão reciclado pós-consumo para a produção das caixas de transporte resultando em uma economia 416 toneladas de matéria-prima virgem por ano;<br /> – reuso de 3% de água no processo produtivo;<br /> – redução de 6% no consumo de energia para o processo produtivo; <br /> – 100% de utilização de papel certificado pelo FSC – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, para a produção dos rótulos do produto;<br /> – utilização de essências de fornecedores certificados de acordo com a norma NBR ISO 14.001.</p> <p><strong>Matte Leão Orgânico<br /> </strong>-uso de 100% de erva mate orgânica certificada pela Ecocert e pelo IBD – Instituto Biodinâmico, atestando a não utilização de fertilizantes químicos ou pesticidas no seu cultivo; <br /> -uso de material 100% reciclado na embalagem do produto, sendo 30% reciclado pós-consumo;<br /> -redução da emissão de CO2 no transporte da erva mate pelo uso de 10% de biodiesel;<br /> -redução de 90% na quantidade de tinta de impressão na embalagem do produto;<br /> -93% de redução na emissão de compostos orgânicos voláteis com o uso de tinta de impressão de baixo COV; <br /> -comunicação na embalagem sobre o aproveitamento do resíduo do chá como adubo orgânico;<br /> -comunicação na embalagem sobre o ciclo de vida do produto, desde a sua produção até chegar ao consumidor final;<br /> -redução de 23% no consumo de energia no processo de produção;<br /> -redução de 36% no consumo de água no processo produtivo;<br /> -utilização de caixas de transportes feitas com matéria-prima certificada pelo FSC – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.</p> <p><strong>Band-Aid  <br /> </strong>- redução de 18% no uso de matérias-primas para a embalagem;<br /> – utilização de 30% de matéria-prima reciclada pós-consumo na embalagem do produto, representando uma economia de mais de 32 milhões de embalagens que utilizariam matéria-prima virgem para sua produção; <br /> – utilização de 40% de matéria-prima reciclada pós-consumo na caixa de transporte do produto, representando um ganho equivalente a 1,8 milhões de caixas de papelão para transporte;<br /> – redução de 2.038 toneladas por ano de material em perdas no processo de produção;<br /> – redução de 1.192.000 kWh por ano de energia no processo de produção; <br /> – reciclagem de 50 toneladas por ano de resíduos de papel siliconado que deixaram de ser encaminhados para aterros industriais;<br /> – redução de 11.600 km em transporte de containers de produtos no Brasil e América Latina devido a redução da embalagem;<br /> – redução do transporte de 3.228 paletes e de 72 contêineres por ano para o transporte de produtos para os Estados Unidos e Canadá devido a redução da embalagem;<br /> – redução das emissões de CO2 devido ao menor uso de energia no processo e transporte;<br /> – redução das emissões de CO2 devido à menor quantidade de resíduo de celulose no pós-consumo pela degradando nos aterros.</p> <p><strong>Amaciante Confort Concentrado<br /> </strong>- 63% de redução do consumo de papel na caixa de papelão utilizada no transporte e distribuição do produto;<br /> – 37% de redução do consumo de plástico para a produção da embalagem;<br /> – redução no consumo de energia para produção e transporte de produto;<br /> – redução no uso de água na formulação do produto;<br /> – 37% de redução da quantidade de resíduo sólido no pós-consumo.</p> <p><strong>Toddy Orgânico <br /> </strong>- Utilização de 100% de cacau e açúcar orgânicos certificados;<br /> – Uso de material 100% reciclado para a produção de rótulos (75% a 80% pré-consumo e 25% a 30% pós-consumo);<br /> – Uso de matéria-prima certificada pelo FSC – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, para produção do rótulo do produto;<br /> – Menor emissão de gases de efeito estufa;<br /> – Eliminação do uso de queimadas para colheita da cana-de-açúcar utilizada para produção de Toddy Orgânico;</p> <p><strong>Pampers Total Confort<br /> </strong>- Redução de 30% no uso de polpa de celulose;<br /> – Redução de 7,5% no volume pela compactação da embalagem e do produto;<br /> – Redução de 7% no peso total da fralda resultando em menor geração de resíduos pós-consumo;<br /> – Aumento de 25% na eficiência do transporte do produto por sua compactação; <br /> – Redução de 09% no consumo de energia utilizada na produção do produto;<br /> – 10% de redução das emissões de CO2 (devido ao menor uso de energia no processo e transporte).</p>


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