Você sabe o que é “DAM” e sua importância no Marketing Digital?
Este conceito pode mudar completamente a forma como sua corporação se organiza e protege seu acervo digital.
Por Redação - 22/04/2021 Artigos

A transformação digital começa aqui: toda empresa produz e consome ativos digitais diariamente em diferentes áreas de negócio e com diferentes naturezas de aplicação. Considere todo e qualquer arquivo digital como um ativo: planilhas, documentos, apresentações, vídeos, áudios, imagens, contratos, manuais ou até notas fiscais.
Você consegue dizer como estão organizados esses ativos digitais em sua empresa ou na sua área?
É comum, em corporações, os ativos digitais estarem descentralizados, desatualizados, fora de vigência ou até mesmo armazenados em contas não corporativas como Google Drive ou Dropbox. Sem contar o compartilhamento destes arquivos com terceiros por meio de ferramentas como WeTransfer, sem qualquer garantia de envio, sigilo e segurança.
E como não deixar isso acontecer? Simples, para isso existe o DAM!
DAM, acrônimo de digital asset management, é uma categoria de software que consiste basicamente em centralizar, padronizar e distribuir ativos digitais para todos os agentes e canais envolvidos nos processos de comunicação de uma empresa, sejam colaboradores internos, parceiros, fornecedores, agentes externos ou plataformas digitais integradas (ERPs, APPs, e-commerces etc.).
O DAM incorpora aos ativos digitais governança corporativa, gestão – armazenamento, segurança, organização e classificação – e escala na distribuição. Os DAMs podem ser vendidos como um serviço hospedado, mas a maioria das soluções são modelos SaaS (Software as a Service).
Normalmente, as soluções DAM destinam-se a oferecer suporte para uma grande quantidade de usuários – na criação, produção e em funções mais operacionais e administrativas – dentro e fora de uma organização. Essa abrangência de disciplinas permite que uma solução DAM atenda a todas as partes da organização, incluindo marketing, vendas, RH, tecnologia, manufatura, jurídico, financeiro, serviços de atendimento, fornecedores terceirizados, agências, distribuidores e muito mais.
Leia mais: Guia Definitivo do DAM | Gestão de Ativos Digitais para Médias e Grandes Empresas.
DAM para Marketing, Trade Marketing e Comunicação
Vamos exemplificar a utilização de um DAM em um cenário de Marketing/Comunicação/Trade Marketing, para facilitar a compreensão do papel da gestão de ativos digitais.
Um DAM devidamente implementado está no centro da operacionalização de conteúdo, agregando valor e eficiência significativos aos profissionais de marketing por ser a única fonte de verdade para todo o conteúdo de comunicação.
Na primeira metade de 2020, a pandemia global COVID-19 afetou as necessidades e prioridades das organizações e seus líderes de marketing. O que tornou latente a necessidade do trabalho remoto, dado a descentralização dos ambientes corporativos, exigindo que essas corporações tivessem recursos para trabalho colaborativo e digitalizado.
Permitindo que a força de trabalho recém-distribuída operasse com informações, conteúdo e ativos consistentes em escala, além de trazer uma dinâmica e entrega que permitisse a interação e desenvolvimento com o público em um ambiente quase exclusivamente digital.
Paralelamente, os gestores de Marketing Digital continuaram a se esforçar para entregar conteúdo relevante em cada ponto de contato na jornada do cliente. Sendo a produção de conteúdos e seus respectivos formatos cada vez mais volumosos, os profissionais de marketing priorizam a entrega de mensagens consistentes em tempo real, onde sua necessidade de planejar, desenvolver, gerenciar e entregar conteúdo em escala é crítica.
Juntos, esses fatores geraram interesse e uma maior adesão de soluções DAM após o início da pandemia de COVID-19. Adesão essa que já se fazia necessária para corporações que estão caminhando rumo à liderança digital e acelerando tal processo internamente.
Você conseguiu entender a importância de um DAM para sua corporação?
Qual o estágio de amadurecimento dela nesse momento? Um repositório é suficiente? Ou suas equipes têm perdido muito tempo na tentativa de encontrar arquivos importantes no dia a dia? Você sabe como seus ativos digitais estão performando na jornada do seu cliente? Sua corporação sofre com peças sendo usadas fora de vigência e com direitos de uso expirados? Está na hora de considerar um DAM para pôr “ordem na casa”.
A Yapoli, é uma plataforma inteligente de governança corporativa, gestão e distribuição de ativos digitais para grandes corporações que torna possível a organização, compartilhamento e distribuição de milhares de materiais digitais entre colaboradores, plataformas e parceiros externos de forma segura, auditados em tempo real.
Com o uso de uma metodologia própria de taxonomia e governança corporativa de usuários e perfis na plataforma, a Yapoli garante a consistência, integridade e escala de comunicação e materiais digitais.
Ao ser implementada na empresa, torna-se um fluxo claro e automatizado para gestão, compartilhamento e distribuição de ativos digitais, garantindo a consistência da comunicação e critérios de vigência dos conteúdos digitais. Opera integrada ao ecossistema digital da sua empresa, consumindo e provendo materiais e informações para outras plataformas como ERPs, APPs, e-commerces etc.
Além disso, é capaz de analisar a performance de criativos em diversos canais integrados, identificando onde o orçamento é desperdiçado em conteúdos que não engajam/convertem, em toda a jornada do seu cliente, e não atendem aos padrões de qualidade da empresa.
Veja como a Havaianas organizou e otimizou os Ativos Digitais do Trade com a Yapoli
A Yapoli apoia a Havaianas na gestão e distribuição de ativos digitais no mundo todo, erradicando o consumo e distribuição de materiais desatualizados, fora de compliance e fora de vigência. Veja como foi desenvolvido o projeto: