Você não pode ser um campeão, se for um fracote chorão
Leia o artigo de Robson Niering
Por Redação - 18/12/2008 Artigos
<p class="titulomateria">Voc&ecirc; n&atilde;o pode ser um campe&atilde;o, se for um fracote chor&atilde;o</p> <p>Por Robson Niering*</p> <p>Tomei a liberdade de pegar emprestado o t&iacute;tulo deste artigo, do grande &iacute;cone de vendas, o exc&ecirc;ntrico americano, Jeffrey Gitomer. Lendo seus livros e artigos, Gitomer sempre me faz lembrar o meu pai, uma pessoa sensacional apesar da pouca instru&ccedil;&atilde;o, sempre me dizia: &ldquo;pare de reclamar e v&aacute; l&aacute; fazer o que tem que ser feito&rdquo;.</p> <p>Waldez Ludwig em uma de suas brilhantes explana&ccedil;&otilde;es na TV Cultura, aconselha os profissionais que lamentam n&atilde;o receber um sal&aacute;rio condizente com a fun&ccedil;&atilde;o, a trabalhar ainda mais com afinco e mostrar todo o seu talento. Ludwig d&aacute; o exemplo do jogador de futebol em in&iacute;cio de carreia que &ldquo;recebe um sal&aacute;rio m&iacute;nimo do clube e mesmo assim n&atilde;o sai fazendo gol contra, muito pelo contr&aacute;rio, mostra seu potencial para futuramente ser visto por algum olheiro e da&iacute; sim fazer grandes contratos&rdquo;.</p> <p>Se fizermos um paralelo com a crise atual, podemos mudar o personagem para empres&aacute;rios que reclamam do momento dif&iacute;cil e cruzam os bra&ccedil;os aguardando a interven&ccedil;&atilde;o divina. Que bobagem. Todos n&oacute;s sabemos que ap&oacute;s a tempestade, sempre vem o bom tempo, e o contr&aacute;rio &eacute; verdadeiro. Se estivermos &agrave; frente de empresas que contam com nossa compet&ecirc;ncia, precisamos ter consci&ecirc;ncia de que isso &eacute; normal. A regra &eacute; clara, como diria o grande comentarista esportivo, deixar de lado o pessimismo e enxergar as coisas pelo &acirc;ngulo da oportunidade &eacute; fundamental para o sucesso de qualquer organiza&ccedil;&atilde;o.</p> <p>No F&oacute;rum de Marketing de Curitiba de 2008, ao qual participei, Phillip Kotler, o guru do Marketing, falou sobre a crise, mas enfatizou que &ldquo;o momento &eacute; de oportunidades e n&atilde;o de recess&atilde;o&rdquo;. &Eacute; hora de pensar grande e tirar proveito das oportunidades. O Brasil &eacute; um exemplo de supera&ccedil;&atilde;o. Se analisarmos o hist&oacute;rico do pa&iacute;s, perceberemos que os momentos cr&iacute;ticos fazem parte do nosso portf&oacute;lio de muta&ccedil;&atilde;o, ou seja, o brasileiro est&aacute; apto a sair de crises sempre mais fortes do que antes.</p> <p>E se tratando de marketing, a revista Exame apresenta mat&eacute;ria recente onde pesquisas apontam que as empresas optantes em manter e/ou aumentar suas verbas de Marketing, ganham novos mercados, superam suas vendas e se tornam mais s&oacute;lidas quando a economia volta a girar. Empres&aacute;rios de sucesso utilizam os per&iacute;odos de crise para fortalecer suas marcas e ganhar uma fatia significativa de mercado, sendo que os concorrentes diminuem ou at&eacute; mesmo cortam os investimentos de marketing. E o consumidor percebe isso.</p> <p>Uma pesquisa realizada com os participantes de um semin&aacute;rio em S&atilde;o Paulo recentemente apontou que &ldquo;17% deles acham que os planos de investimentos de suas empresas est&atilde;o sendo ampliados, enquanto 23% acreditam que as companhias est&atilde;o reduzindo os investimentos. Para 60% deles, os recursos continuam os mesmos&rdquo;.</p> <p>Sejamos sensatos: a crise est&aacute; a&iacute;, mas precisamos considerar que um percentual significativo disso est&aacute; a cargo do oportunismo de muitos que trabalham em prol da recess&atilde;o. Portanto, devemos trabalhar acima disso, lembrando sempre que a criatividade exerce um papel fundamental dentro de nossas vidas e de nossas empresas. Ent&atilde;o, v&aacute; l&aacute; e fa&ccedil;a o que precisa ser feito e seja um campe&atilde;o.&nbsp;</p> <p>* Robson Niering &eacute; graduado em Gest&atilde;o Empreendedora, pela SOCIESC &ndash; Sociedade Educacional de Santa &ndash; &eacute; professor de marketing e vendas para cursos t&eacute;cnicos e trabalha como Diretor de Novos Neg&oacute;cios da Z/Quattro Marketing &amp; Comunica&ccedil;&atilde;o. Blog pessoal: <a href="http://aditivodevendas.blogspot.com/">http://aditivodevendas.blogspot.com/</a></p>