<p class="titulomateria">Você não pode ser um campeão, se for um fracote chorão</p> <p>Por Robson Niering*</p> <p>Tomei a liberdade de pegar emprestado o título deste artigo, do grande ícone de vendas, o excêntrico americano, Jeffrey Gitomer. Lendo seus livros e artigos, Gitomer sempre me faz lembrar o meu pai, uma pessoa sensacional apesar da pouca instrução, sempre me dizia: “pare de reclamar e vá lá fazer o que tem que ser feito”.</p> <p>Waldez Ludwig em uma de suas brilhantes explanações na TV Cultura, aconselha os profissionais que lamentam não receber um salário condizente com a função, a trabalhar ainda mais com afinco e mostrar todo o seu talento. Ludwig dá o exemplo do jogador de futebol em início de carreia que “recebe um salário mínimo do clube e mesmo assim não sai fazendo gol contra, muito pelo contrário, mostra seu potencial para futuramente ser visto por algum olheiro e daí sim fazer grandes contratos”.</p> <p>Se fizermos um paralelo com a crise atual, podemos mudar o personagem para empresários que reclamam do momento difícil e cruzam os braços aguardando a intervenção divina. Que bobagem. Todos nós sabemos que após a tempestade, sempre vem o bom tempo, e o contrário é verdadeiro. Se estivermos à frente de empresas que contam com nossa competência, precisamos ter consciência de que isso é normal. A regra é clara, como diria o grande comentarista esportivo, deixar de lado o pessimismo e enxergar as coisas pelo ângulo da oportunidade é fundamental para o sucesso de qualquer organização.</p> <p>No Fórum de Marketing de Curitiba de 2008, ao qual participei, Phillip Kotler, o guru do Marketing, falou sobre a crise, mas enfatizou que “o momento é de oportunidades e não de recessão”. É hora de pensar grande e tirar proveito das oportunidades. O Brasil é um exemplo de superação. Se analisarmos o histórico do país, perceberemos que os momentos críticos fazem parte do nosso portfólio de mutação, ou seja, o brasileiro está apto a sair de crises sempre mais fortes do que antes.</p> <p>E se tratando de marketing, a revista Exame apresenta matéria recente onde pesquisas apontam que as empresas optantes em manter e/ou aumentar suas verbas de Marketing, ganham novos mercados, superam suas vendas e se tornam mais sólidas quando a economia volta a girar. Empresários de sucesso utilizam os períodos de crise para fortalecer suas marcas e ganhar uma fatia significativa de mercado, sendo que os concorrentes diminuem ou até mesmo cortam os investimentos de marketing. E o consumidor percebe isso.</p> <p>Uma pesquisa realizada com os participantes de um seminário em São Paulo recentemente apontou que “17% deles acham que os planos de investimentos de suas empresas estão sendo ampliados, enquanto 23% acreditam que as companhias estão reduzindo os investimentos. Para 60% deles, os recursos continuam os mesmos”.</p> <p>Sejamos sensatos: a crise está aí, mas precisamos considerar que um percentual significativo disso está a cargo do oportunismo de muitos que trabalham em prol da recessão. Portanto, devemos trabalhar acima disso, lembrando sempre que a criatividade exerce um papel fundamental dentro de nossas vidas e de nossas empresas. Então, vá lá e faça o que precisa ser feito e seja um campeão. </p> <p>* Robson Niering é graduado em Gestão Empreendedora, pela SOCIESC – Sociedade Educacional de Santa – é professor de marketing e vendas para cursos técnicos e trabalha como Diretor de Novos Negócios da Z/Quattro Marketing & Comunicação. Blog pessoal: <a href="http://aditivodevendas.blogspot.com/">http://aditivodevendas.blogspot.com/</a></p>